Tribunal conhece projetos do PAC para a Capital
O investimento em obras de esgotos e água tratada, conforme nos está sendo mostrado aqui, se realmente os projetos forem realizados, trará benefícios diretos à população de Porto Velho melhorando a qualidade de vida, reduzindo os gastos públicos com saúde e, sem dúvida, vai reduzir problemas sérios que o morador da Capital enfrenta, disse o presidente do TCE-RO, conselheiro Euler Potyguara, durante a apresentação dos projetos previstos para a cidade dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal .
A apresentação dos projetos foi feita aos conselheiros pelo prefeito Roberto Sobrinho, que esteve no Tribunal acomapnahdo do secretário de Planejamento, Israel Xavier, nesta quarta-feira (15), quando destacou ser uma ação de parceria com grande aprte do aporte financeiro ser de recursos federais.
No total, segundo o prefeito Roberto Sobrinho, serão investidos em obras de saneamento e água tratada 645,4 milhões, o que, disse ele, faz de Porto Velho, proporcionalmente, a capital melhor contemplada com recursos federais dentro do PAC, para os dois setores.
Durante sua exposição aos membros do Tribunal de Conts, o prefeito porto-velhense disse que a capital tem apenas pouco mais de 3% de sistema de esgoto e 55% da população ainda não tem água tratada nas residências. Ele anunciou a construção de duas novas unidades de captação, uma no Rio Candeias, e outra no Rio Madeira, para abastecer as zonas Leste e Sul da cidade. Só apra as obras de esgoto, os investimentos vão girar em torno de R$ 351 milhões.
Aos conselheiros o prefeito disse pretender deixar, até o final do ano, boa parte das obras licitadas, mas que ainda esbarra na questão da realização projetos para começar os trabalhos. Sobrinho falou ainda de outras obras que vão beneficiar o setor viário da cidade, como a abertura da avenida Pinheiro Machado, até a Mamoré, e a construção de viadutos que ligarão a Jatuarana à Rio Madeira e ao Trevo do Roque também devem ser acionadas.