Sem categoria

16 de Maio – O DIA NA HISTÓRIA

É o dia 137 do ano que acaba em mais 229 dias

O Fato do Dia

1929 – EUA: Primeira entrega de prêmios anuais, depois conhecido como Oscar, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O Dia na História

1703 – Rússia: O czar Pedro I inicia a construção da cidade de São Petersburgo, às margens do rio Neva.
1811 – Espanha: José de San Martin, que seria o libertador do Chile e Peru, é elevado ao posto de comandante, após a batalha de Albuera (Badajoz-Espanha), entre os exércitos espanhol e francês.
1850 – França: Batizado “Napoleão”, inicia sua viagem inaugural, saindo da cidade de Toulon, o primeiro navio de guerra movido a vapor.
1875 – Terremotos: Mais de 15 mil mortos em Volentos terremotos na Colômbia e na Venezuela.
1922 – Imprensa: Na Argentina, é publicado o primeiro número da revista de Buenos Aires Para ti, que alcançou grande popularidade.
1929 – EUA: Primeira entrega de prêmios anuais, depois conhecido como Oscar, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

1943 – II Guerra Mundial: Acaba a revolta dos judeus no gueto de Varsóvia, com a vitória dos alemães.
1974 – Índia: O governo indiano anuncia que tem a bomba atômica.
1975 – Aventura: Junko Tabei, natural do Japão, é a primeira mulher a escalar o monte Everest.
1985 – Rondônia: O ex-deputado estadual Ângelo Angelin toma posse como governador do Estado, o segundo e último nomeado.

1986 – Argentina: Os comandantes militares Arturo Lami, Leopoldo Galtieri e Jorge Anaya, são condenados pelos erros na Guerra das Malvinas.
1986 – Aprovada, pela OTAN a produção de armas químicas pelos Estados Unidos.
1989 – Reconciliação: Depois de 30 anos de conflitos, China e União Soviética se reconciliam.
1990 – Hungria: Pela primeira vez, após a II Guerra Mundial, o país tem um governo democrático, tendo à frente o primeiro ministro Joszef Antall.
1990 – EUA: O cantor e ator Sammy Davis Jr., morre.
1999 – Kuwait: Pela primeira vez num país árabe, as mulheres poderão votar e ser eleitas para o Parlamento e cargos municipais.
2001 – Ciência: Os cientistas Francis Collins, Hamilton Smith, John Sulston, Craig Venter e Jean Weissenbach, que lideram a investigação sobre o genoma humano, são agraciados pela Espanha com o Prêmio Príncipe de Austúrias de Investigação Científica e Técnica.
2004 – EUA: O Estado Massachusetts é o primeiro a permitir a união legal entre pessoas do mesmo sexo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo