Sem categoria

Influência do desmatamento para o clima, tema da sedam no Painel

O desmatamento da florestas tropicais tem impactos significantes sobre os ecossistemas, o ciclo hidrológico, o ciclo de carbono e a vida humana, contribuindo de forma decisiva para as mudanças climáticas globais. Este é um dos itens que o especialista Eraldo Matricardi vai abordar durante o Painel Amazônico, no dia 27, dentro do tema “Florestas e Mudanças Climáticas Globais”, representando a Sedam – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia.

O Painel será aberto na segunda-feira, dia 26, durante cerimônia no auditório do Tribunal de Contas, seguindo até dia 28, no mesmo local, como parte das comemorações dos 25 anos da instituição, “quando, com participação de Tribunais de Contas de todo o país, vamos debater especificamente a questão amazônica e conhecer o trabalho que cada um da região vem realizando na área de auditoria ambiental”, disse o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo.

“Vou abordar a questão dentro de um contexto que não se pretende fazer alarde, mas dar uma noção bem próxima da realidade”, explicou Eraldo Matricardi, lembrando que “o desmatamento de florestas tropicais tem, sérias implicações socioeconômicas, à medida que destroi recursos naturais e reduz os serviços ambientais essenciais à vida, seja humana, ou de outra forma animal ou, ainda vegetal”.

Eraldo Matricardi diz ser importante buscar alternativas para a recuperação do que já foi derrubado e, também, reduzir o acelerado processo de desmatamento. “Um fator importante é a pesquisa, somada ao trabalho de extensão, o manejo múltiplo da floresta, a criação de multiplicação de áreas protegidas, proteção de recursos hídricos, da biodiversiade e da beleza natural para uso pelo eco-turismo”.

Além de representantes de Tribunais de Contas de todo o país, os estaduais e os municipais, também se farão presentes membros da Corte de Contas da Europa, do TCU, da Atricon, do Secretariado Permanente dos TCs da Argentina e da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul, Isaac Abecasis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo