Sem categoria

Convênio TCE/Sipam beneficia meio ambiente

O Tribunal de Contas do Estado, pelo seu presidente conselheiro José Gomes de Melo, e o Sipam, pelo seu gerente técnico regional José Neumar Silveira, assinaram nesta quinta-feira um convênio de cooperação técnica que deverá ser voltado para a ação conjunta de seus técnicos, para a melhora do controle ambiental.
Esse convênio começou a ser discutido ainda em 2007 e, por isso, o presidente José Gomes convidou o ex-presidente conselheiro Euler Potyguara a assinar, como testemunha, o documento durante a cerimônia realizada no TCE.
Para o conselheiro José Gomes, a assinatura desse documento vem fortalecer a posição já assumida pelo TCE-RO, de que “as instituições públicas têm mais responsabilidade com o meio ambiente do que o cidadão individualmente”, propondo a seguir que esse primeiro convênio seja ampliado para outros, “como para o acompanhamento de obras públicas”.
O conselheiro Valdivino Crispim lembrou que o Sipam, através do convênio, disponibiliza ao TCE uma ferramenta “muito importante, e seus resultados serão positivos ainda daqui a 20 anos”.
Para Neumar Silveira, o Sipam tem interesse na parceria com o TCE, “porque o Tribunal tem a autoridade política que vai reforçar nossas sugestões a respeito da questão ambiental”.
Ele também destacou que o convênio vai permitir o compartilhamento de informações do Programa Geosipam, uma infra-estrutura baseada em software livre, implantada e mantida pelo Sipam para armazenamento e manipulação de dados espaciais. Com acesso via internet pelo site www.sipam.gov.br, o Geosipam está acessível a qualquer cidadão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo