Sem categoria

TCE cria programa de preparação para aposentadoria

Destinado a dar suporte a seus servidores que estão em fase de aposentadoria, e aos já aposentados, o Tribunal de Contas do Estado está elaborando o programa “O amanhã de novas oportunidades”, que deve ser explicado aos funcionários do TCE no dia 11 de novembro, conforme o cronograma organizado conjuntamente por um grupo formado por representantes da Corregedoria, Gespública, Gabinete Médico e Odontológico e Departamento de Recursos Humanos.
Para expor as idéias de trabalho na área pré e pós-aposentadoria, inicialmente proposta pela Corregedoria, a minuta do programa foi apresentada ao presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, que se mostrou receptivo e disse que esse trabalho é de grande importância, pois os servidores, “muitas vezes, não sabem como lidar com essa nova condição”.
“Entendo – disse o presidente – que este seja um tema que mereça a atenção de todos os servidores, não só aqueles que já estão próximos a se aposentar, mas também dos demais, que eles participem das atividades propostas e vão se preparando para o futuro”.
De acordo com a psicóloga Frieda Sousa, da equipe do Gabinete Médico e Odontológico do TCE, algumas propostas foram colocadas em pauta, como cadastrar os funcionários já aposentados para enviar correspondências sobre temas de interesse promovidos pelo Tribunal.
O programa prevê também a criação de uma comissão de readaptação e prevenção, ligada à questão de encaminhamento do aposentado para novas atividades pós-aposentadoria, bem como fazer a prevenção de aposentadorias por invalidez. As entidades representativas dos servidores do TCE: ASTC, Sindcontas e APCE, deverão ser convidadas para participar da comissão que trata da proposta.

Sala do aposentado

O corregedor-geral, conselheiro Valdivino Crispim de Souza informou que já está em fase de projeto, uma sala nas dependências do TCE, provavelmente no 2º andar do edifício-sede, destinada ao servidor aposentado do Tribunal, contando com secretária, computadores com acesso à internet, jornais impressos e informativos, para que o participante do programa possa interagir com a instituição e oferecer sugestões à melhoria da qualidade dos serviços da instituição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo