Sem categoria

Programa para aposentadoria é apresentado aos servidores

O programa de preparação para a aposentadoria, proposto pela Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e desenvolvido pelo Departamento Médico e Odontológico, Gespública, deu seu primeiro passo nesta terça-feira, com as palestras com os psicólogos Frieda Sousa (TCE) e Pedro Lira, no auditório aos servidores.

O Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA) – “O Amanhã de Novas Oportunidades”, tem por objetivo atender os servidores que se encontram em processo de aposentadoria e pós-aposentadoria, para trabalhar o estresse e a ansiedade gerada durante este período da vida de cada pessoa.

O corregedor-geral, Valdivino Crispim de Souza fez a abertura do evento e disse que a idéia de se criar este programa surgiu a partir de experiências nesta área já consolidadas em outros Tribunais. “O nosso Tribunal deve ter uma preocupação com esse servidor que cumpriu ou está prestes a cumprir sua missão de trabalho”. O conselheiro também anunciou a criação da sala do aposentado, que servirá para que este servidor tenha um atendimento diferenciado. Este espaço também será dotado de computadores com Internet e caixa de sugestões que a pessoa pode deixar para a melhora do trabalho do Tribunal.

Frieda Sousa afirmou que das 100 melhores empresas do Brasil, 51% delas tem um programa voltado para a aposentadoria de seus funcionários. Ela ressaltou ainda que o engajamento do TCE neste programa é de grande relevância, pois já podem ser desenvolvidas ações para preparar os servidores para as mudanças decorrentes do processo de aposentadoria, proporcionando assistência integral da saúde física, psicológica, social e espiritual.

O psicólogo Pedro Lira seguiu a mesma linha e afirmou que as pessoas que não se preparam para esta nova fase da vida estão mais sujeitas a desenvolver doenças como infarto, diabetes, AVC, e até acidentes domésticos. Ele reafirmou que as pessoas devem se envolver em atividades mais prazerosas, para que consigam fazer essa transição da vida, a mais branda possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo