Pular para o conteúdo
Sem categoria

Prefeito explica no TCE impactos ambientais e compensações das hidrelétricas

Atendendo a um pedido do conselheiro Edilson de Sousa Silva, o prefeito de Porto velho, Roberto Sobrinho, esteve na presidência do Tribunal de Contas do estado de Rondônia (TCE-RO), nesta segunda-feira (14), para mostrar o estudo dos impactos ambientais na cidade, bem como de que forma serão feitas as compensações ambientais e sociais referentes às obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

O prefeito explicou todo o processo de acompanhamento dos impactos feito pelo Ibama, e de que forma essas compensações poderiam trazer benefícios à população da capital. Em seguida, mostrou as contrapartidas de investimentos nas áreas de saúde, educação, lazer e turismo para Porto Velho, que os consórcios que constroem as hidrelétricas, estão promovendo e que ainda vão realizar na cidade.

Roberto Sobrinho destacou que serão construídas e ampliadas escolas na capital e nos distritos, como Jaci-Paraná, que possui uma base de apoio para a construção da hidrelétrica de Jirau. Para desafogar os postos de saúde e hospitais, serão construídas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ele também destacou que a conclusão do Hospital Regional de Cacoal vai contribuir para a solução do problema de superlotação dos hospitais e do Pronto Socorro.

Ao final da apresentação, o presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo, agradeceu a presença do prefeito e sua equipe, que prontamente atenderam a solicitação do Tribunal para fazer a explanação. Os conselheiros relatores das contas da prefeitura de Porto Velho referentes aos exercícios de 2008 e 2009, Lucival Fernandes e Edílson Silva, respectivamente, também se pronunciaram, afirmando que as obras que são realizadas na cidade vão beneficiar a população de forma geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo