Pular para o conteúdo
Sem categoria

Presidente do TCE abre curso de Auditoria destacando qualificação do servidor

A disposição do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) em continuar a investir na promoção de cursos e treinamentos voltados ao aperfeiçoamento dos seus servidores foi destacada pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, durante a abertura do curso de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimentos, na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório do TCE.

O curso, que terá um total de 16 horas/aula, encerrando-se nessa terça-feira, é o primeiro do programa de treinamento e requalificação técnica do Tribunal de Contas previsto para este ano, para os seus servidores. A atividade é promovida pelo Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, por meio da Escola de Contas.

Acompanhado do presidente do IEP, conselheiro Edílson de Sousa Silva, e do secretário-geral de Controle Externo, Luiz Gomes Silva Filho, o presidente José Gomes aproveitou para agradecer à presença do palestrante, o professor Otoni Gonçalves Guimarães, técnico do Ministério da Previdência Social.

“É um bom começo contar, hoje, com a valiosa colaboração de renomados técnicos, de reconhecida competência. É motivo de orgulho para esta Corte de Contas tê-los como instrutores dos nossos servidores, em disciplina essencial para o desenvolvimento de nossas atividades”, afirmou o presidente.

Além de destacar a importância do curso, o conselheiro José Gomes informou que os conhecimentos adquiridos não ficarão restritos ao corpo técnico do TCE. “Os conhecimentos são, periodicamente, repassados aos nossos jurisdicionados em oficinas conduzidas pelos técnicos desta Corte, que são treinados com o objetivo maior de orientar sempre para não se preciso punir no cumprimento da missão fiscalizadora”, enfatizou.

Complementando, o conselheiro presidente agradeceu ao IEP, na pessoa do conselheiro Edílson de Sousa, por oportunizar aos servidores o curso de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimentos, e, em especial, ao Ministério da Previdência Social, “que pôs à disposição do Tribunal de Contas técnicos da mais alta qualificação para conosco dividir seus conhecimentos”.

INSTRUTOR

Em uma breve fala, o instrutor Otoni Gonçalves Guimarães, responsável pelos trabalhos desta segunda-feira, agradeceu às palavras elogiosas do presidente do TCE e disse que um dos objetivos do curso era evidenciar questões que dizem respeito aos regimes próprios de previdência social.

“Principalmente em relação à busca da sustentabilidade econômica e financeira do sistema, tais como: objetivos das avaliações atuariais e regras a serem aplicadas pelos atuários e gestores, mapa atual, política de investimentos e capacitação/certificação dos gestores de recursos, além da contabilidade aplicada aos RPPS, estrutura do plano de contas e evidenciação do patrimônio destinado à garantia dos benefícios previdenciários”, completou.

O curso com Otoni Guimarães segue durante todo o dia de hoje. Nesta terça-feira, ele terá a companhia de Delúbio Gomes Pereira da Silva, também técnico do Ministério da Previdência Social, em mais oito horas de curso. Os dois abordarão outros questionamentos acerca do assunto. Somente os servidores que obtiverem 100% de frequência no curso terão direito ao certificado.

Clique na imagem acima para conferir a galeria de fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo