Sem categoria

TCE pleiteia credenciamento de auditoria junto ao BID

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) pleiteia ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), seu credenciamento junto a instituição financeira para realizar a auditoria do empréstimo que será feito pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefin), através do projeto Profisco.

O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, recebeu nesta terça-feira (04), o especialista financeiro do BID, Fernando Glasman, que veio acompanhar os procedimentos do Profisco junto ao Estado.

De acordo com o Sub Diretor Técnico Estadual da 3ª Relatoria, Marcio Rogério Gabriel, representante do Tribunal no Profisco, para o Tribunal obter este credenciamento, é necessário uma série de quesitos a ser analisado pelo BID.

Durante a reunião o presidente do TCE expôs ao especialista financeiro do BID, uma série de atividades que são desempenhadas dentro do Tribunal, principalmente no que diz respeito a qualificação do seu corpo técnico, através de cursos e treinamentos desenvolvidos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), através da Escola de Contas.

Também ressaltou os investimentos que são realizados na estrutura física e de equipamentos, como os de informática. O presidente também enfatizou a interiorização do Tribunal, com a construção das regionais do TCE nos municípios de Vilhena, a ser inaugurado no próximo dia 27, além de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé. “Isso aproximará o Tribunal de Contas de seus jurisdicionados e, vai aprimorar a poder de fiscalização”, afirmou o conselheiro presidente.

Além disto, informou a Fernando Glasman que o manual de auditoria governamental deve estar finalizado até o final deste ano e disse que o Tribunal de Contas de Rondônia tem total independência como Poder Julgador. O representante do BID deu algumas sugestões para concretizar este credenciamento junto ao banco e disse que o TCE está no rumo certo para garantir tal credenciamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar