Sem categoria

Wilber Coimbra é empossado como conselheiro do TCE

Em cerimônia concorrida, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), José Gomes de Melo, empossou, na manhã desta quinta-feira (1º), em sessão especial do Pleno, o novo conselheiro da Corte, o ex-deputado estadual Wilber Carlos dos Santos Coimbra.

A solenidade de posse foi prestigiada pelo governador do Estado, João Cahulla, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Carlos, pelo senador da República, Valdir Raupp, e por representantes do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça, além de autoridades políticas, militares e convidados.

A cerimônia atendeu o rito determinado pelo Regimento Interno do TCE, com abertura da sessão especial, formação da mesa oficial, execução do Hino Nacional e a posse do novo conselheiro, após o devido juramento e a investidura no cargo.

Coube aos conselheiros Valdivino Crispim, vice-presidente do TCE, e José Euler Potyguara Pereira de Mello, corregedor, recepcionar e colocar as vestes de conselheiro em Wilber Coimbra, ficando a cargo do conselheiro Francisco Carvalho da Silva, ouvidor da Corte, dar as boas-vindas em nome do Tribunal de Contas ao recém-empossado conselheiro.

Ressaltando as qualidades do novo integrante do corpo deliberativo do TCE, como a dedicação à família, ao trabalho e ao serviço público, o conselheiro Francisco Carvalho, que foi colega de plenário de Wilber Coimbra na Assembléia, enalteceu a tenacidade e a energia do novo conselheiro.

“Desde o início, sempre buscou seus objetivos com vontade, nunca esquecendo-se de suas raízes, que foram plantadas com profundidade e lhes deram a força necessária para lutar, conquistar e prosperar nesta terra”, disse.

FAMÍLIA

Já o novo conselheiro fez um discurso marcado pela emoção, gratidão e reconhecimento a todos que o apoiaram seu desejo de ingressar na Corte de Contas para, segundo ele, poder servir ao estado de Rondônia na condição de conselheiro do TCE.

Ao falar da origem humilde, no interior do estado do Maranhão, onde nasceu, Wilber Coimbra emocionou-se, relembrando as lutas de sua mãe, Nilce Coimbra, para criar os três filhos. “Perdi meu pai muito cedo e, se não fosse a garra e a força de minha mãe, certamente não estaria agora vivendo este momento histórico”, disse.

O novo conselheiro fez uma menção especial aos apoios que recebeu do governador do Estado, por referendar seu nome, e dos deputados estaduais que votaram na sua candidatura à vaga aberta e que competia à Assembleia a indicação do cargo a ser preenchido.

Wilber Coimbra assume o cargo de conselheiro convicto da missão do órgão de fiscalizar o uso dos recursos públicos. “Não há que se falar em administração pública sem se falar em controle externo, e nesse aspecto o Tribunal de Contas de Rondônia é referência no País”, observou.

Por fim, o novo conselheiro agradeceu o carinho e a atenção dos demais conselheiros – Edílson de Sousa Silva e Paulo Curi Neto -, bem como do auditor substituto de conselheiro Lucival Fernandes, da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, demais auditores e servidores do TCE.

“Meu muito obrigado a todos e saibam que pautarei minha atuação na correta e necessária interpretação sistêmica de todos os princípios da administração pública, atendendo aos interesses maiores da sociedade rondoniense”, concluiu.

Wilber Coimbra assumiu vaga aberta com o pedido de exoneração, em caráter irrevogável, no dia 31 de março deste ano, do conselheiro Natanael José da Silva, cabendo ao Poder Legislativo a indicação para o respectivo cargo. Seu nome foi referendado pelos demais deputados no dia 11 de maio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo