Sem categoria

TCE empossa novo procurador do Ministério Público de Contas

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (2), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) empossou Sérgio Ubiratã Marchiori de Moura no cargo de procurador do Ministério Público de Contas. Autoridades civis e militares, além de familiares do empossado e servidores de diversos setores do TCE prestigiaram a posse, no auditório da Corte.

A mesa foi composta pelos conselheiros José Gomes de Melo, presidente do TCE, Edílson de Sousa Silva e Paulo Curi Neto, pela procuradora-geral do MP de Contas, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, e pela procuradora Yvonete Fontinelle de Melo, além de representantes do Governo do Estado, do Ministério Público Estadual e do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho, da Procuradoria Geral do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia (OAB-RO).

Os trabalhos foram abertos com a recepção do empossando, Sérgio Ubiratã, feita pela procuradora Yvonete Fontinelle. Logo depois, o secretário-geral das Sessões, Hermes Redana Nascimento, leu o termo de posse, que foi assinado pela procuradora-geral Érika Saldanha, pelo presidente José Gomes e pelo novo procurador, que também fez o juramento de posse do cargo.

Saudando o novo procurador, em nome do Ministério Público de Contas, a procuradora-geral Érika Saldanha destacou a relevância do cargo e do órgão a que ele passa a pertencer: “O Ministério Público de Contas é o órgão da lei na fiscalização e na execução do controle externo.”

A representante ministerial disse, também, que o novo procurador vem recompor o quadro do MP de Contas, que, desde o final de 2009, com a posse do ex-procurador Paulo Curi Neto como conselheiro do TCE, atua com apenas duas procuradoras.

Representando o Governo do estado, o chefe da Casa Civil, Guilherme Erse Moreira Mendes, parabenizou Sérgio Ubiratã pela posse, enfatizando a importância do TCE para a administração pública rondoniense. “Rondônia vive um momento de êxito sócio-econômico muito em virtude da força e da coerência que se vê no serviço público, principalmente em instituições como o Tribunal de Contas”, disse.

O recém-empossado procurador Sérgio Ubiratã abriu seu discurso, prometendo “cumprir as tarefas que lhe forem delegadas da melhor maneira possível”. “Tenho receio da responsabilidade, mas nenhum medo de exercer esse cargo, e prometo fazê-lo com retidão e obediência à lei”, frisou.

O novo membro do MP de Contas aproveitou também para agradecer à família, em especial aos pais, ao sogro e à sogra. “Pessoas que me deixaram como herança o exemplo de caráter, de integridade, e que não se dobraram e jamais se dobrarão”, falou.

QUEM É

Nascido em Panambi, no Rio Grande do Sul, Sérgio Ubiratã Marchiori de Moura construiu toda sua vida profissional e familiar em outra cidade sul-rio-grandense: Passo Fundo.

Foi na Universidade de Passo Fundo (UPF) que graduou-se, em 1975, no curso de Direito. Exerceu a advocacia por cerca de 30 anos, além de ter trabalhado no Banco do Brasil por 24 anos.

Casado com Maria Francelina Ruschel de Moura, o novo procurador é pai de três filhos e tem um neto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo