Sem categoria

Controle interno é tema de curso realizado pelo TCE

Servidores da administração estadual participam, a partir desta segunda-feira (18), do curso sobre controle interno, realizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas. Ao todo, 46 pessoas foram inscritas para participar das aulas, ministradas pelo técnico de controle externo e controlador-geral do TCE, Ivaldo Ferreira Viana.

Na abertura da capacitação, o gerente-geral do IEP, Adão Franco, destacou a importância do servidor compreender como funciona a administração pública no seu todo: “Dessa forma, poderão ajudar seus gestores para estes evitem erros ou falhas durante sua administração.”

De acordo com o instrutor, as aulas serão divididas em teoria e prática e abordarão três assuntos considerados os mais problemáticos da área de controle interno. Um deles é a vinculação do controlador com a administração pública, ou seja, o controlador não deve ser uma pessoa que tem a dependência do cargo com o gestor. Ivaldo Viana afirmou que, para exercer esse cargo de fundamental importância na gestão pública, os servidores devem ser concursados e estáveis no órgão onde atuam.

Outro aspecto a ser abordado durante o curso é a metodologia utilizada para realizar o controle interno. “Geralmente os controladores internos estão mais preocupados com a legalidade dos atos praticados na administração pública, mas existe ainda a efetividade dos trabalhos desenvolvidos”, salienta Ivaldo.

Ainda dentro da parte teórica do curso, o instrutor vai falar sobre a estrutura do controle interno dos órgãos estaduais. Na segunda parte, serão desenvolvidos exercícios práticos, para que os participantes possam esclarecer suas dúvidas a partir desta atividade. Servidores de várias secretarias e autarquias estaduais participam do curso, que termina nesta terça-feira (19).

As servidoras Maria Silvana Torres Aragão e Maria Gorete Correa trabalham no controle interno da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e afirmaram que o curso realizado pelo TCE serve como uma atualização, pois já trabalham nessa área há algum tempo. “As aulas também vão servir para sabermos se houve alguma alteração na legislação”, ressaltou Maria Silvana.

Já o assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Claudemiro Pereira dos Santos, informou que sua participação servirá para esclarecimento de dúvidas, principalmente na questão da análise de convênios feitos entre a Secretaria e os municípios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar