Pular para o conteúdo
Sem categoria

Utilização do Siafem é repassada aos servidores durante treinamento

Servidores de vários setores do Tribunal de Contas receberam, nessa quarta-feira (2), instruções sobre a utilização e a operacionalização do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), visando o aproveitamento de suas ferramentas na realização de atividades internas.

A atividade, realizada na sala de treinamentos do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), foi ministrada pelos servidores Gumercindo Cruz, da Secretaria Geral de Administração (SGA), e Claudemir Carvalho Pinheiro, do Departamento de Orçamento e Finanças (DEOF).

Ao longo da apresentação, os instrutores buscaram demonstrar não só a forma, mas as vantagens da utilização do Siafem. “O programa é indutivo e qualquer pessoa, com razoável conhecimento e devidamente instruído, consegue operacionalizá-lo”, disse Gumercindo.

Também explicaram que os registros dos dados no sistema são feitos por usuários autorizados entre os servidores das diversas unidades do TCE. “Todas as informações estão acessíveis on-line, em um único cadastro”, disse Claudemir, salientando que o programa foi desenvolvido de modo a permitir correções em eventuais falhas nos processos que envolvem a movimentação orçamentária do Tribunal.

Entretanto, de acordo os instrutores, não é possível aos servidores que operam o sistema a exclusão física dos registros da base de dados. Essa restrição possibilita o rastreamento de todas as ações realizadas no Siafem, com a respectiva identificação do usuário, bem como do terminal em que a operação foi executada.

Durante o treinamento, também foram levantadas e tiradas dúvidas dos servidores a respeito do sistema e da nova determinação que dá aos gestores dos setores da Corte a possibilidade de gerenciar, acompanhar e controlar os contratos dos serviços da sua unidade.

Antes do encerramento, Claudemir adiantou aos participantes que o DEOF fará, posteriormente, o cadastro dos servidores junto à Controladoria Geral do Estado (CGE), órgão responsável pelo gerenciamento do Siafem.

Participaram do treinamento, servidores da Secretaria Geral de Informática (SGI), Controladoria de Análise e Acompanhamento de Despesa (CAAD), IEP, Departamento de Serviços Gerais (DESG), Divisão de Almoxarifado e Patrimônio (DAP) e Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo