Técnicos do Estado aprovam oficinas realizadas pelo TCE
Os dois primeiros temas apresentados nas Oficinas de Aperfeiçoamento para Técnicos Estaduais receberam avaliação positiva por parte dos participantes do evento, que é realizado pelo Tribunal de Contas, por solicitação da Secretaria de Estado de Administração (Sead).
A análise dos participantes levou em consideração, principalmente o fato de muitos deles estarem atuando na administração pública pela primeira vez. É o caso do contador Etel Souza Júnior, que desempenha suas funções na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Ele, que participa da oficina sobre Prestação de Contas/Convênio/Tomada de Contas Especial, chamou a atenção para o fato de os instrutores estarem passando situações práticas vividas na administração pública. “Eles têm abordado, inclusive, as falhas mais comuns que acontecem no dia-a-dia”, disse.
Jair Monteiro, que assumiu recentemente a Gerência de Fiscalização do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), também participa da oficina sobre Prestação de Contas.
Segundo o técnico, que pertence ao quadro da Controladoria Geral do Estado (CGE) e está cedido ao Deosp, destacou a legislação que é repassada pelos instrutores do curso: “Já tenho certa experiência no serviço público, mas foi boa a minha participação, pois estou tendo a possibilidade de me aprofundar na legislação pertinente à função que estou desempenhando hoje.”
Ministram esta oficina o diretor técnico José Luiz do Nascimento e os subdiretores Flávio Donizete Sgarbi e Francisco Barbosa do Nascimento, todos da 2ª Relatoria, e o diretor técnico da 6ª Relatoria, Rubens da Silva Miranda.
LICITAÇÃO
Assim como no curso sobre prestação de contas/convênio/tomada de contas especial, também na oficina sobre licitação, ministrada pelo técnico do TCE, Flávio Cioffi Júnior, as considerações sobre a capacitação foram positivas.
O assessor especial da Sead, Ricardo Fava, classificou o curso como bastante produtivo. “Os ensinamentos vão ajudar no nosso dia-a-dia e, apesar do curto período da capacitação, tenho certeza que nossa equipe terá mais segurança para desempenhar as funções relativas à licitação”, afirmou.
Para Sandra Maria Hesketh, que também é da Sead e atua na Comissão Permanente de Licitação do órgão, os ensinamentos repassados pelo Tribunal de Contas vão contribuir muito no desempenho do seu trabalho.
O agente administrativo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Hegio Feitosa Reis, informou que está sendo bem produtiva sua participação, porque é a primeira vez que vai atuar na área de licitação. “Estou absorvendo esses conhecimentos, e agora já sei que posso recorrer ao Tribunal em caso de dúvidas”, encerrou.
As oficinas de capacitação, que têm por objetivo qualificar os servidores que atuam na administração direta e indireta da esfera estadual, continuam nesta quinta (17) e sexta-feira (18), quando serão abordados mais dois temas: Atos de Pessoal, pelos técnicos Adriel Pedroso dos Reis, Sérgio Vieira Fernandes e Maria Gleidivana Alves, e Gestão Fiscal e Orçamento, com ênfase em Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), por Omar Pires Dias. Todos os instrutores são do TCE.