Sem categoria

TCE participa em maio do evento Rondônia Contra a Corrupção

O Tribunal de Contas (TCE-RO) participará, de 18 a 20 de maio, do evento realizado em Porto Velho pelo Comitê Rondônia Contra a Corrupção (Cercco), entidade que congrega 12 instituições ligadas às políticas de movimento de verbas públicas nas três esferas de poder (federal, estadual e municipal).

O convite foi feito na manhã desta terça-feira (12), durante encontro, no Gabinete da Presidência, entre o coordenador executivo do Cercco e secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado, Arildo Oliveira, e o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, que estava acompanhado do ouvidor da Corte, conselheiro Francisco Carvalho da Silva.

Segundo o representante do Cercco, o evento contará com a presença já confirmada e agendada do novo presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, além de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado, do Ministério Público e da sociedade organizada.

“Buscamos nesse evento estabelecer um diálogo construtivo entre todas essas lideranças, com proposições efetivas, para identificar meios de evitar e reprimir a corrupção na administração pública”, explica Arildo, enfatizando a importância da participação da Corte de Contas estadual no evento: “O TCE, bem como o TCU e todas as instituições signatárias do Cercco, trabalha com um só objetivo: preservar o interesse público.”

Ainda durante o encontro, Arildo convidou o presidente do TCE a apresentar um dos painéis do evento, juntamente com o presidente do TCU. Assim, o conselheiro José Gomes e o ministro Benjamin Zymler discorrerão sobre o tema “O combate à corrupção na visão do controle externo”, cujo mediador será Ricardo Plácido Ribeiro, representante da Controladoria Geral da União (CGU) em Rondônia.

Além de confirmar sua presença e o apoio do TCE ao evento, o presidente José Gomes destacou a iniciativa, como forma de sensibilizar a sociedade “para a importância de ser parceira dos órgãos de controle na fiscalização dos recursos públicos”.

O QUE É

Criado em 2010, através de protocolo de intenções assinado por nove instituições estaduais ou que têm representação no Estado, o Comitê Rondônia contra a Corrupção (Cercco) integra a Rede de Controle da Gestão Pública, existente desde 2009 e composta por 17 instituições.

Atualmente, o Cercco conta com 12 integrantes: além do TCE, do TCU e da CGU, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MP), do Trabalho (MPT) e Eleitoral (MPE), a Advocacia Geral da União (AGU), a Polícia Federal, a Receita Federal e a Procuradoria Geral da União.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo