Sem categoria

TCE empossa novos auditores em sessão especial nesta sexta-feira

Omar Pires Dias e Francisco Júnior Ferreira da Silva, os novos auditores do Tribunal de Contas, que serão empossados nesta sexta-feira (10), às 9 horas, estiveram reunidos ontem (7), nas dependências do TCE. Na ocasião, Omar, que é servidor de carreira da Corte, recepcionou Francisco Júnior, que vem dos quadros do Tribunal de Contas da União (TCU), servindo na representação regional em Rondônia.

Além de conhecer as dependências do TCE e os servidores com os quais irá trabalhar, o futuro auditor Francisco Júnior aproveitou para falar um pouco de sua carreira, iniciada no Exército Brasileiro, no qual trabalhou por 11 anos, chegando a terceiro-sargento.

“O Exército foi uma grande escola, tanto no aspecto operacional quanto no administrativo”, disse Francisco, que, em 2007, foi empossado como técnico da Secretaria de Controle Externo do TCU em Rondônia: “Tinha interesse em fazer carreira no Judiciário ou no Ministério Público, mas, depois que conheci os órgãos de controle, vi que era essa a minha vocação.”

Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro), Francisco Júnior destacou a capacidade resolutiva do cargo que assume a partir de sexta-feira. “Como auditor, acredito que poderei trabalhar para dar respostas positivas e imediatas à sociedade, logicamente dentro da competência e das atribuições do Tribunal de Contas.”

Além de cumprimentar o futuro membro da Casa, Omar, que é diretor da 1ª Relatoria Técnica do TCE, comentou sobre o fato de os dois novos auditores serem ligados a Tribunais de Contas. “Isso comprova a qualidade dos quadros técnicos dos órgãos de controle externo, pois o concurso do qual participamos teve candidatos de várias áreas e partes do País e conseguimos êxito, em virtude, obviamente, desse aprendizado nas Cortes de Contas”, disse.

Os dois futuros auditores também falaram sobre as atribuições do auditor, quais sejam a de presidir a instrução e relatar – nas sessões do Pleno – os processos que lhes forem distribuídos, além de substituir os conselheiros, em suas ausências por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal. Os auditores também têm assento obrigatório nas câmaras do TCE.

CORAL

A cerimônia de posse dos novos auditores no TCE, nesta sexta-feira, contará com a participação do coral “Cantos de Rondônia”, composto por servidores da Casa. Segundo a maestrina Mary Hosken, os coralistas vão interpretar duas músicas gospel: “Celebrai!”, famosa na voz de Regis Danese, e “Renova-me”, cujo autor é Marcos Góes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo