Sem categoria

Conselheiros do Fundeb aprovam 1º curso realizado no TCE/Cacoal

Mais de 70 pessoas, entre secretários, técnicos municipais e membros de conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), participaram do módulo avançado do curso sobre o tema, realizado no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas, em Cacoal.

Iniciado na última segunda-feira (27) e encerrado ontem (29), com um total de 24 horas/aula, o evento abriu as atividades de capacitação da regional, que foi inaugurada no último dia 2 de maio. O curso foi ministrado em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e a Escola de Contas, setores do TCE responsáveis pela realização de treinamentos e qualificações, tanto no âmbito interno quanto externo.

O envolvimento e o interesse dos conselheiros do Fundeb em relação aos assuntos abordados durante o treinamento foram enfatizados pelos instrutores do curso, a secretária regional do TCE em Cacoal, Valdelice Vieira, e o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchôa. Eles reservaram o dia de ontem para a realização de exercícios práticos, com análise e interpretação dos anexos contábeis referentes às despesas de 60% e 40% do Fundeb.

Fazendo uma análise do curso, o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, que esteve presente na abertura e também no último dia da capacitação, lembrou que o Tribunal tem feito seu papel, oportunizando aos conselheiros do Fundeb o acesso ao aprendizado. “Com esse conhecimento adquirido, esperamos que os conselheiros acompanhem e fiscalizem efetivamente a forma como os recursos disponibilizados pelo Fundo são aplicados”, declarou.

Já os participantes aprovaram a iniciativa do TCE de realizar o segundo módulo do curso sobre o Fundeb. “Por ser um órgão de fiscalização externa, o Tribunal nos dá uma grande colaboração, ao disponibilizar esse conhecimento técnico para todos nós”, disse o presidente do Conselho do Fundeb de Rolim de Moura, João Gérson Cardoso.

Comungando com a opinião de João Gérson, o conselheiro do Fundeb de Pimenta Bueno, Ânderson de Oliveira, destacou a importância do treinamento: “Há uma carência de aprendizado muito grande, porque nem todo mundo conhece o que é um conselho social e como ele é importante para a sociedade.”

Para a conselheira do Fundeb de São Felipe do Oeste, Nair de Lourdes Bonatto, as informações obtidas no curso são importantes não só para a melhoria da fiscalização dos recursos do Fundeb, mas também para sua atuação como cidadã. “Mesmo depois que sair do conselho, já sei como cobrar, onde e a quem recorrer”, declarou.

POEMA

Já a professora Lucien Baine Santos, que é conselheira do Fundeb de Cacoal, encontrou uma forma inusitada para demonstrar a importância do curso oferecido pelo TCE. Durante as atividades, ela escreveu um poema de cordel. Intitulado “Alerta, Fundeb!”, o texto aborda o conhecimento apreendido pelos participantes durante os três dias, destacando o controle social e as formas de exercê-lo.

“Há dois anos, vinha pedindo ao Tribunal que nos atendesse com esse curso. Agora, com a inauguração da regional, vi minha reivindicação atendida e decidi homenagear essa iniciativa da Corte escrevendo esses versos, juntando o que aprendemos e o que é o nosso dever”, explicou Lucien.

Dando continuidade às ações pedagógicas estabelecidas para este primeiro ano de instalação, a regional do TCE em Cacoal, em parceria com o IEP/Escola de Contas e o Ministério Público do Estado (MP), realiza, a partir desta quinta-feira (30), o curso para membros dos Conselhos e Fundos da Criança e do Adolescente dos municípios do polo de Cacoal.

Com um total de 16 horas-aula, a atividade será realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, localizada na avenida Castelo branco s/nº , bairro Pioneiros. O instrutor será Cláudio Uchôa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo