Servidores participam de curso sobre administração orçamentária e financeira
Aberto nessa segunda-feira (22), prossegue até a próxima sexta-feira (26) o curso sobre administração orçamentária e financeira, oferecido aos servidores pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas.
Na abertura, o gerente-geral do IEP, Adão Rocha, disse que o curso foi solicitado pela Secretaria-Geral de Administração (SGA), visando aprimorar o conhecimento dos servidores nessa área. Falou também da parceria que o TCE fez com outros órgãos, propiciando a participação no treinamento de um servidor do Tribunal de Justiça e outro da Controladoria-Geral do Estado.
Logo depois, Adão Franco fez a apresentação do instrutor, o analista da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Paulo Henrique Feijó, contratado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) para ministrar a capacitação, que é realizada na sala de treinamentos II do IEP.
Envolvendo 10 módulos e com carga horária de 40 horas/aula, o curso, de acordo com Feijó, busca repassar aos participantes boas práticas relativas à administração pública, especialmente em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O foco do curso não é contabilidade, mas, sim, nos fundamentos da gestão dos recursos públicos e nas práticas de planejamento e finanças”, explica.
Coordenador-geral de Normas de Contabilidade aplicadas à Federação da STN, Feijó disse que um dos temas que irá abordar é a Conta Única, sistema implantado em 1988 pela União e que representou uma mudança radical no controle de caixa do Tesouro Nacional, em virtude da racionalização na movimentação dos recursos financeiros no âmbito federal.