Sem categoria

Servidores da SGI fazem treinamento em “Práticas Ágeis de Desenvolvimento de Sistemas”

Os servidores da Secretaria-Geral de Informática (SGI) participam de treinamento em “Práticas Ágeis de Desenvolvimento de Sistemas”. O curso, que teve início no último dia 12 e encerra no próximo dia 14, acontece em tempo integral no auditório do Tribunal de Contas.

Ministrado pela empresa Caelum, tendo como instrutor o professor Maurício Aniche, o treinamento tem como foco a criação de uma nova postura no desenvolvimento de sistemas através de adoção de práticas que tornam o processo mais ágil.

Durante o curso serão abordados temas como: testes automatizados, design patterns, refatoração, processo de build, integração contínua, deploy contínuo, entre outras especificidades. Todas essas etapas visam, segundo a organização, a valorização do código no produto final, com a participação direta do solicitante, entregando um produto funcional ao fim de cada etapa.

Segundo o secretário-geral de Informática, Sílvio Bueno, a proposta é a “de capacitar os servidores da SGI para um trabalho em equipe, vivenciando, de maneira prática, o dia a dia de um projeto”. Ele também enfatiza a implantação do método RUP (Rational Unified Process) – desenvolvimento orientado a riscos, como alvo do treinamento.

O secretário-geral disse também que este treinamento é oportuno em razão da estrutura de pessoal disponível no setor de informática já não atender à demanda gerada no Tribunal. “Com esse treinamento esperamos suprir essa necessidade, com a agilização de nossos procedimentos, visando atender às solicitações de desenvolvimento de sistemas em menor espaço de tempo”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo