Pular para o conteúdo
Sem categoria

Reunião do Comitê Executivo marca início dos trabalhos de implantação do Peti

O Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), sob a coordenação do conselheiro Edílson de Sousa Silva, realizou nesta quarta-feira (14) sua primeira reunião, que ocorreu na sala I de treinamento do IEP. Presentes à reunião o auditor Omar Pires Dias, os secretários-gerais de Controle Externo, Luiz Gomes, de Administração, Luis Francisco, de Planejamento, Luiz Guilherme, de Informática, Sílvio Bueno, o chefe de gabinete da Presidência, Paulo Tavares, o gerente-geral do IEP, Adão Franco, o diretor da 2ª Relatoria Técnica, José Luis do Nascimento, e os assessores de conselheiro, Miguel Garcia, e de Informática, Hugo Viana.

Ao falar na abertura da reunião, o conselheiro Edílson ressaltou que o momento registra efetivamente implantação do Cetic e uma nova fase para o Tribunal de Contas, já que a aprovação e implantação Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti) proporcionará maior agilidade e economia nos procedimentos da Corte, principalmente na redução do tempo de julgamento dos processos.

“A tecnologia da informação é essencial para a agilidade e a qualidade do produto final a ser entregue à sociedade, que poderá acompanhar em tempo real os dados das despesas públicas”. Com essa afirmação, o conselheiro disse que a responsabilidade e principalmente a contribuição que todos componentes poderão agregar à proposta apresentada pela consultora OSM Brasil, empresa contratada pelo TCE para a elaboração do Peti, é fundamental para que o TCE inicie uma nova fase, agregando em suas ações o que as inovações na área de TI oferece.

Com objetivo de dar maiores esclarecimentos aos componentes do comitê sobre a proposta apresentada ao TCE pela OSM Brasil, o secretário-geral de Informática, Sílvio Bueno, falou sobre os principais pontos apresentados, como: processo de elaboração do Peti, análise do cenário, declaração das estratégias (visão de futuro), relacionamento dos objetivos de negócios aos objetivos de TI, decisões a serem tomadas pelo TCE sobre TI, definição de sistema integrado (controle externo e administração), entre outros.

Ao esclarecer os questionamentos dos componentes do comitê, o conselheiro Edílson solicitou que os integrantes do comitê encaminhem suas proposta e sugestões, sob a ótica da necessidade de cada setor representado, ao secretário do comitê, Miguel Garcia de Queiróz, que ficará responsável pela compilação das informações enviadas, as quais deverão ser apresentadas na próxima reunião da comissão, a ser realizada em data oportuna.

As propostas encaminhadas, segundo o conselheiro Edílson, serão avaliadas pela comissão e aquelas aprovadas condensarão ao plano, que posteriormente será encaminhado, com o parecer do comitê, para apreciação do Conselho Superior de Administração do TCE.

Peti

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti), é uma ação contida dento do Planejamento Estratégico do Tribunal para o período 2011/15, que visa a modernização e informatização dos procedimentos da Corte, tanto da área meio como da fim, atendendo exigência do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) e ao Programa de Modernização dos Tribunais de Contas do Brasil (Promoex).

Iniciado os trabalhos no final do exercício anterior, passou por várias etapas dentro do Tribunal, objetivando avaliar os procedimentos utilizados na área de TI nas mais de 60 unidades da Corte. Seu resultado foi apresentado no último dia 27 de julho aos servidores e aos membros da Corte, pela empresa OSM Brasil, vencedora da licitação para essa consultoria, que teve como base o modelo de governança Cobit, utilizado mundialmente para avaliar a maturidade dos processos nas organizações, com soluções de TI.

A criação do Comitê Executivo e Estratégico, a contratação de consultoria especializada para implantação do plano, definição de sistema integrado de gestão, e mapeamento dos processos de controle externo e administrativo foram algumas das recomendações apresentadas pela consultoria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo