Sem categoria

TCE presente na abertura da 1ª Consocial

Os auditores do Tribunal de Contas do Estado, Omar Pires Dias, Francisco Júnior Ferreira da Silva e Erivan Oliveira da Silva, representaram o TCE na abertura da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que ocorreu no período da manhã desta quinta-feira (2), no auditório do Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

Após a abertura, foi iniciado o ciclo de palestras, tendo como temas o que é transparência, como a população deve cobrar a prestação de contas dos recursos públicos e ética. Para falar sobre esses assuntos foi convidado o professor da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Bastos, e a mestre em Educação e Políticas Públicas, também pela UnB, Cleomar de Souza Manhas.

Ainda dentro da programação, acontecem oficinas temáticas que retratam a função dos conselhos de políticas públicas, sua atuação como instâncias de controle e as diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

A conferência, que tem por finalidade promover a transparência pública e estimular o envolvimento da sociedade no acompanhamento do controle da gestão pública, se encerra nesta sexta-feira (3).

As propostas/diretrizes resultantes desta conferência municipal serão apresentadas na conferência estadual, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, em Porto Velho, reunindo todas as propostas municipais do Estado para serem discutidas. O resultado dos debates no âmbito estadual será apresentado na conferência nacional, prevista para os dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília.

Além dos auditores, participam também do evento, como representantes do TCE, os técnicos de Controle Externo, Zelavir Costa de Oliveira e Ivaldo Ferreira Viana (servidores indicados pelo TCE para fazer parte do Comitê Estadual da Consocial); os assessores da Ouvidoria, Fátima Teixeira Fernandes, Ana Lúcia da Silva e João Ferreira da Silva; do Ministério Público de Contas, Eduardo Mezzomo Crisóstomo; e da Secretaria de Informática, Sergio Brito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo