Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE considera legais concursos públicos de Alto Paraíso e Campo Novo

O Tribunal de Contas (TCE), por meio de decisões proferidas pela 1ª Câmara, na última terça-feira (13), considerou legais os concursos públicos dos municípios de Alto Paraíso e Campo Novo de Rondônia, cujos editais, somados, oferecem mais de 150 vagas para contratação imediata em diversas áreas do nível fundamental, médio e superior.

O concurso de Alto Paraíso, realizado para atender as necessidades da Prefeitura e da Câmara Municipal, objetiva a contratação de 101 servidores. Já em Campo Novo, o certame é realizado pela Prefeitura e visa o preenchimento de 58 vagas de forma imediata. Há ainda 24 vagas para cadastro-reserva.

Em ambas as decisões, a 1ª Câmara, além de proclamar a legalidade dos editais, determina aos gestores dos órgãos promotores dos certames que apresentem, no prazo de 15 dias, esclarecimentos e documentação comprobatória da forma de ingressos dos recursos arrecadados aos cofres municipais com as inscrições dos concursos.

Essa exigência, de acordo com o Colegiado, tem como objetivo harmonizar o procedimento realizado pelos municípios com o entendimento já pacificado na Corte de Contas, conforme enunciado na Súmula 214 do Tribunal de Contas da União (TCU), a qual diz que os valores correspondentes às taxas de inscrição em concursos públicos devem integrar as prestações de contas dos gestores.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo