Pular para o conteúdo
Sem categoria

Servidores participam de palestra sobre os 100 anos da EFMM

Servidores e estagiários do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) assistiram, nessa sexta-feira (15), no auditório da Corte, à palestra “História de Rondônia, com ênfase ao centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, promovida pelo TCE, através da Escola Superior de Contas (Escon).

O tema foi apresentado pelo historiador Anísio Gorayeb Filho, idealizador do projeto “Viva Porto”, que tem por objetivo resgatar e apresentar a história da construção da ferrovia e suas influências no desenvolvimento da região, bem como os aspectos econômico, político e cultural.

Em sua abordagem, o historiador fez um relato a partir do Tratado de Petrópolis – termo assinado em 1903, entre o Brasil e a Bolívia, que resultou na incorporação do Acre ao território brasileiro, com a contrapartida do governo brasileiro de construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que tinha como objetivo maior o acesso por parte da Bolívia ao oceano, visando o escoamento de sua produção, principalmente a borracha.

Fotografias da época foram apresentadas durante a palestra, facilitando o entendimento sobre as condições em que viviam tanto os trabalhadores como a população na região. O historiador também falou e apresentou registros fotográficos sobre o processo de criação do Território de Rondônia até se tornar estado, destacando a transformação econômica e cultural do município de Porto Velho.

Acompanharam o palestrante os soldados da borracha José Romão Grande e Antônio Barbosa, testemunhas vivas de grande parte desse processo histórico rondoniense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo