Sem categoria

Curso realizado pelo TCE enfoca aspectos contábeis do controle interno

Dando continuidade ao curso sobre controle interno, o Tribunal de Contas realizou, nessa sexta-feira (30), a segunda etapa da capacitação, que enfocou os aspectos contábeis referentes a essa área. Servidores públicos estaduais e municipais puderam aprofundar seus conhecimentos e tirar dúvidas durante a atividade, realizada de forma presencial, no auditório do TCE, e exibida on-line nos auditórios das Secretarias Regionais em Vilhena, Cacoal e Ariquemes.

Os conhecimentos foram repassados pelo contador Márcio Assumpção, que é analista de controle externo do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Em sua explanação, ele abordou desde a implantação das controladorias, suas competências e fortalecimento de sua ação no interior da gestão e a relação de parceria com as demais unidades operacionais.

“O gestor e servidores de outras áreas não devem temer ou ver com ressalvas o trabalho do controle interno, mas, sim, contribuir para seu fortalecimento, visto que um bom sistema de controle interno, na maioria das vezes, previne e mesmo evita problemas para o gestor”, disse.

Já para os controladores ou quem trabalha na área, o instrutor disse que o controlador tem papel importante na continuidade da administração pública. “Tanto é importante para que o gestor que está deixando o mandato o faça com honradez, quando para quem está iniciando já seja informado sobre a situação de todos os atos envolvendo a administração”, asseverou.

Nesse sentido, Márcio Assumpção lembrou que um controle interno eficiente facilita a tomada de decisões por parte do gestor público, levando, assim, à produção de resultados mais efetivos, que atendam aos reais anseios da sociedade.

O curso “Aspectos Jurídicos e Contábeis do Controle Interno” teve um total de 24 horas-aula: 16 horas em sua primeira etapa, desenvolvida de 12 a 14 de novembro, e outras oito horas, realizadas na última sexta-feira. Todos os participantes receberão certificados expedidos pela coordenação, a cargo da Escola Superior de Contas (Escon) do TCE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar