Sem categoria

TCE adere à Rede de Informações Estratégicas e a sistema para avaliar agilidade e qualidade

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), juntamente com representantes dos demais TCs brasileiros, da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), firmaram esta semana acordos de cooperação técnica para adesão à Rede de Informações Estratégicas e ao Sistema de Avaliação de Agilidade e Qualidade.

O ato ocorreu durante o 2º Encontro do Conselho Deliberativo da Atricon, realizado em Brasília. Com relação à Rede Nacional de Informações Estratégicas, o termo, assinado por 23 TCs, tem como objetivo criar condições para melhorar a eficiência e eficácia das atividades das Cortes de Contas por meio da aplicação de técnicas de inteligência com utilização de base de dados e informações.

Já o segundo acordo assinado, que conta com a participação de 21 Tribunais de Contas, estabelece parâmetros, itens e critérios de agilidade e qualidade do controle externo com o objetivo de elevar todos os TCs do país a um padrão de excelência, respondendo de forma mais efetiva aos anseios da sociedade.

Durante a solenidade, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Atricon ressaltaram o momento histórico representado pela assinatura dos acordos, que visa, entre outros pontos, atender o clamor popular para que as instituições de controle externo busquem a excelência em suas atividades, não deixando, assim, qualquer brecha para a malversação dos recursos públicos.

Nesse sentido, eles acreditam que o trabalho conjunto entre os TCs, sob a supervisão da Atricon e do Instituto Rui Barbosa, vai permitir o alcance dessa meta, citando, como exemplo, as auditorias coordenadas nas áreas de educação e meio ambiente – ambas com a participação efetiva do TCE rondoniense –, as quais buscam produzir resultados satisfatórios quanto ao diagnóstico, recomendações e adoção de medidas para a melhoria dos serviços ou solução dos problemas enfrentados nessas áreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo