Sem categoria

Auditoria operacional na educação entra em nova fase

A auditoria operacional do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio em escolas públicas estaduais, entra em nova fase de trabalho. A informação foi repassada pelo presidente da comissão de auditoria, conselheiro substituto Omar Pires Dias.

Na última terça-feira (16), a comissão se reuniu com gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para apresentar os resultados até aqui levantados pelo Tribunal de Contas. Esses apontamentos fazem parte da Matriz de Planejamento da auditoria, cujo conteúdo foi apresentado aos participantes da reunião. Também foram esclarecidas algumas dúvidas surgidas durante a coleta de dados, pelos representantes da Seduc.

A partir de agora, o trabalho entra na sua fase de execução, através de métodos de coleta que, segundo o presidente da comissão, se dará por meio de visitas às escolas, aplicação de questionários com alunos, professores e diretores. “A previsão para o término desta etapa é setembro”, disse Omar Dias.

Após esse levantamento, os resultados serão encaminhados ao conselheiro relator das contas da Seduc para análise e apreciação da matéria e consequentemente apresentação do plano de ação para implementação das medidas corretivas por parte da Seduc.

O relatório também será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), já que a auditoria operacional que avalia o ensino médio das escolas públicas integra um esforço nacional, firmado por meio um termo de cooperação entre os TCs com essas instituições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo