Sem categoria

Servidores aderem à campanha de doação de sangue

Servidores do Tribunal de Contas participaram nessa quarta-feira (28) da campanha nacional de doação de sangue, desencadeada pelo Ministério da Saúde, e que tem por objetivo aumentar o estoque dos bancos de sangues dos hemocentros de todo o Brasil. Uma equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), montou uma unidade de coleta no auditório do TCE, onde foram coletadas 33 bolsas de sangue.

Segundo a assistente social da Fhemeron, Cássia Azevedo, o número de pessoas aptas a doar superou as expectativas. “A iniciativa do Tribunal de Contas em aderir à campanha nacional e a dos seus servidores em participar é muito importante, devido à grande demanda por sangue e hemoderivados que temos em nosso Estado”, disse, informando que atualmente são necessárias 100 bolsas/dia de sangue para manter os estoques satisfatórios.

Devido ao grande número de servidores cadastrados para participar da campanha, haverá uma nova coleta nas dependências do TCE, confirmada pela Fhemeron para o próximo dia 6. A Secretaria Geral de Administração e Planejamento, através da Divisão de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal, divulga no início da semana que vem a lista dos demais servidores cadastrados para fazer a doação de sangue.

PROCESSO DE DOAÇÃO

Antes do procedimento de doação, o servidor passa pela triagem da Fhemeron para preenchimento do formulário com os dados pessoais e depois pela verificação do hematócrifo, que constata se a pessoa tem predisposição à anemia, o que inviabiliza a doação.

A Fhemeron lembra que homens podem doar até quatro vezes a cada 12 meses com intervalos de 60 dias e mulheres até três vezes com intervalo de 90 dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo