Sem categoria

Novas orientações são repassadas aos jurisdicionados no 2º dia do Encontro do TCE

Dando continuidade ao IX Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), foram repassadas nesta terça-feira (18), segundo dia de atividades no polo de Colorado do Oeste, orientações e informações aos jurisdicionados durante oficinas e palestras envolvendo assuntos ligados à administração pública ou a atividades da Corte.

As aulas ocorrem nas dependências da Faculdade de Educação do município (Faec), que, juntamente com as prefeituras e câmaras dos municípios ligados ao polo de Colorado, apoiam o evento promovido pelo TCE. Na programação das oficinas, 14 temas são apresentados pelo corpo de instrutores, composto por conselheiros-substitutos e técnicos do TCE, além de procurador do Ministério Público de Contas (MPC).

Durante as explanações, os participantes recebem orientações e podem tirar dúvidas sobre os assuntos, que envolvem desde novidades sobre a contabilidade pública, até orçamento, gestão fiscal, controles internos e social, responsabilização de agentes públicos, atos de pessoal, irregularidades na aplicação de recursos, Sigap (sistema informatização do TCE), remuneração de vereadores, processo legislativo, entre outros.

PALESTRAS

Paralelamente à programação das oficinas, os participantes também podem assistir a palestras realizadas por servidores do TCE. Um dos temas foi a importância da Ouvidoria como meio para possibilitar o acesso ao Tribunal de Contas e assegurar o controle social. Foram esclarecidas formas de acesso e o que pode ser encaminhado ao Tribunal, por intermédio desse setor, bem como os meios tanto físicos quanto digitais para acessar a Ouvidoria.

Outra palestra abordou sistema de custos e qualidade do gasto no setor público. Além de detalhar as informações contidas no sistema, o palestrante destacou a importância dessas ferramentas na produção de peças de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA), as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA).

A mensuração de ativos, uma exigência legal que passa a valer este ano para a administração pública em Rondônia, conforme Instrução Normativa nº 30/2012/TCE-RO, também foi apresentada aos participantes do encontro em Colorado. Entre outros assuntos, foram enfocados reavaliação, redução ao valor recuperável, depreciação, amortização e exaustão de bens públicos.

A primeira fase do IX Encontro de Atualização Administrativa terá etapas nos municípios-polo de Rolim de Moura (nesta quinta e sexta-feira) e Alvorada (dias 24 e 25). Os interessados em participar podem se inscrever pelos e-mails escon@tce.ro.gov.br ou escon.inscricoes@tce.ro.gov.br, ou, de forma presencial, nos locais do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo