Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE-RO abre calendário de correições com procedimento pioneiro em Gabinete de Conselheiro

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) tornou-se nesta segunda-feira (10) a primeira Corte de Contas do Brasil a realizar procedimento de correição em Gabinete de Conselheiro. A atividade, realizada pela Corregedoria-Geral da Corte rondoniense, visa, entre outros objetivos, acompanhar e avaliar o desempenho dos gabinetes, bem como orientar e propor medidas buscando a melhoria dos serviços prestados pelo TCE.

O ineditismo do TCE-RO, ao aprovar, por meio do Conselho Superior de Administração, o cronograma de correições ordinárias nos gabinetes dos conselheiros, foi destacado pelo corregedor-geral da Corte, conselheiro Edílson de Sousa Silva, que, em face de o procedimento inédito ser realizado inicialmente em seu gabinete, será substituído na função de corregedor-geral, conforme disposição regimental, pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza.

Segundo o conselheiro Edílson de Sousa, o TCE de Rondônia, ao realizar as correições em todos os gabinetes de conselheiros, se coloca como modelo às Cortes coirmãs: “Essas correições servem ainda para acabar com a ideia de que os gabinetes são embaixadas intocáveis. E nem poderia ser de outra forma, haja vista que o objetivo final desse tipo de procedimento é orientar, buscando a melhoria dos serviços prestados pelo Tribunal de Contas à sociedade rondoniense”.

Presente à abertura dos trabalhos, juntamente com os servidores da equipe da Corregedoria-Geral que atuarão na correição, o conselheiro Valdivino Crispim falou da relevância do trabalho correcional para as atividades do TCE. “As correições, que no passado já alcançavam outras unidades da Corte, estão agora sendo realizadas nos gabinetes dos conselheiros, o que demonstra o grau de amadurecimento de nossa Corte, em busca de cumprir seu desiderato como instituição de defesa do erário e do interesse público”, acentuou.

CRONOGRAMA

Atendendo o disposto na Portaria nº 3/TCE-RO/2014, relativamente às correições nos gabinetes dos conselheiros, a Corregedoria-Geral estabeleceu um cronograma de atividades contemplando ações como levantar e aferir a estrutura físico-operacional do gabinete, aferir os processos existentes, aplicar e recolher questionários junto aos servidores, além de trabalho remoto, executado com auxílio de sistema informatizado.

Integrando a comissão de correições nos gabinetes dos conselheiros, o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral, Rogério Alessandro Silva, disse que essas ações buscam, entre outros pontos, verificar a gestão do gabinete, especialmente em relação ao cumprimento do objetivo estratégico traçado pelo TCE quanto à redução do tempo de apreciação e julgamento de processos.

Segundo Rogério Alessandro, ao final de todas as correições nos gabinetes, será possível ainda realizar um exercício interno de “benchmarking”, ou seja, a identificação de boas ideias ou soluções encontradas que possam servir para o aperfeiçoamento dos procedimentos e atividades dos outros setores e mesmo do Tribunal como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo