Sem categoria

TCE abre em Vilhena a 1ª etapa do seminário para membros de Conselhos do Fundeb

Iniciou-se na manhã desta segunda-feira (2), em Vilhena, a primeira etapa do Seminário de Orientação para Membros de Conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Magistério (Fundeb), promovido pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon).

Realizado no auditório do Ministério Público do Estado (MP), parceiro do TCE/Escon, juntamente com a Câmara Municipal de Vilhena, na realização do evento, a capacitação conta com a presença de conselheiros do Fundeb do município-sede e de outros municípios do Cone Sul, bem como da região central do Estado.

Fazendo a saudação inicial aos participantes, o assessor da Escola Superior de Contas, Cláudio Uchôa, um dos instrutores da capacitação, explicou os objetivos do seminário, lembrando que o Tribunal de Contas está à disposição de todos os conselheiros do Fundeb, para o esclarecimento de dúvidas que surgem ao longo do trabalho desempenhado frente aos conselhos.

Já o conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva, que também atua como instrutor no seminário, deu ênfase à necessidade de capacitação dos integrantes dos conselhos sociais, em especial os representantes da sociedade. “É essencial a participação dos pais, dos representantes dos alunos, porque só assim é que vamos ampliar a fiscalização, visando garantir a boa aplicação do dinheiro público e contribuir para melhorar a qualidade do ensino”, acentuou.

Especificamente em relação aos Conselhos do Fundeb, Davi Dantas, em sua palestra, disse que é necessário aos conselheiros terem uma participação efetiva, sugerindo, inclusive, a troca de experiências com outros conselhos: “Essa troca de informações é necessária, porque um procedimento que é feito em um município com eficiência, às vezes, pode ser utilizado em outro. É uma boa prática que auxilia no controle”, afirmou.

OURO PRETO

A primeira etapa do Seminário de Orientação sobre o Fundeb realizado pelo TCE prossegue ao longo desta segunda-feira, encerrando-se nesta terça (3), num total de 16 horas-aula. A segunda etapa será realizada no município de Ouro Preto do Oeste, a partir de quinta-feira, envolvendo os municípios dos vales do Jamari e Guaporé, Zona da Mata e região central.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar