Pular para o conteúdo
Sem categoria

Estudo desenvolvido no TCE-RO é premiado em evento sobre qualidade do gasto público

Durante o IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, ocorrido no início deste mês, em Brasília, um estudo sobre a aplicação, no Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), de técnicas de mensuração de ativos foi agraciado com “menção honrosa” no Prêmio Chico Ribeiro.

O trabalho premiado, intitulado “A implantação dos métodos de mensuração de ativos no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia”, foi elaborado pelos servidores do Tribunal, Clodoaldo Pinheiro Filho e Aldrin Willy Mesquita Taborda, que integraram a comissão nomeada para a elaboração de estudos visando à implantação dos processos de reavaliação, depreciação, amortização e exaustão dos bens patrimoniais do TCE.

Essa ação, iniciada cerca de quatro anos atrás, teve como objetivo atender a Resolução nº 1.136/2008 e a Portaria 184/2008, ambas do Governo Federal, editadas pelo Ministério da Fazenda, que estabeleceram a obrigatoriedade da depreciação do patrimônio público, isto é, manter atualizado o valor dos bens pertencentes aos órgãos públicos nas três esferas (federal, estadual e municipal), de acordo com o seu valor real.

Para realizar essa tarefa, o TCE-RO nomeou uma comissão multissetorial, composta ainda pelos servidores Antônio Carlos Siqueira, Sandrael dos Santos, Antônio José de Moraes e Willian Coutinho. O trabalho, realizado ao longo de quase um ano, culminou com a apresentação de um relatório de avaliação, condensado em um processo com cerca de quatro volumes, em que são detalhadas práticas, modelos e procedimentos realizados durante a ação.

Também foram elencadas 12 recomendações, entre as quais, a que resultou na Resolução nº 153/2014 que regulamentou, no âmbito do TCE, o desenvolvimento dos trabalhos de reavaliação e depreciação dos bens de seu patrimônio. Essa tarefa consiste em dar a real dimensão, por assim dizer, do valor dos bens pertencentes à Corte, dando maior fidedignidade às informações disponibilizadas à sociedade.

Pioneiro na região Norte na mensuração de ativos, o TCE-RO tem, por meio desse trabalho desenvolvido internamente, servido de modelo para outros órgãos da administração pública, tanto de Rondônia quanto de outros estados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo