Notícias

Participantes aprovam capacitação oferecida pelo TCE-RO sobre atuação dos Conselhos de Saúde

Foi realizado na última quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Cacoal, o encerramento do curso oferecido pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), sobre a atuação dos Conselhos de Saúde, registrando um saldo positivo de mais de 150 pessoas capacitadas, entre membros dos conselhos, vereadores, servidores do controle interno e de outros órgãos dos municípios, nas duas etapas realizadas – Vilhena também recebeu o evento.

Com carga horária total de 48 horas-aula (24 horas-aula em cada etapa), a capacitação teve ensinamentos práticos e teóricos ministrados pelo conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva e pelo secretário regional de controle externo do TCE em Porto Velho, Moisés Rodrigues Lopes.

Falando aos participantes no encerramento do curso, o conselheiro-substituto Davi Dantas agradeceu a participação efetiva dos conselheiros da área de saúde e servidores municipais, bem como do apoio recebido por parte da Câmara Municipal de Cacoal na realização do evento.

Segundo ele, a capacitação foi útil tanto para capacitar os participantes, quanto para conhecer um pouco da realidade vivida pelos membros de Conselhos de Saúde em seu dia a dia: “É preciso que os conselheiros saibam que sua atuação é essencial para assegurar a boa aplicação dos recursos públicos destinados à saúde em seus municípios”.

Já o secretário regional Moisés Rodrigues citou a importância dos participantes do curso atuaram como multiplicadores do conhecimento apreendido nos três da capacitação em Cacoal. “Deixo aqui a sugestão para que compartilhem também esse conhecimento com outros Conselhos Municipais de Saúde, visto que esse intercâmbio é importante para melhorarmos os serviços prestados na área de saúde”, acentuou.

PARTICIPANTES

Nessa quarta-feira, último dia do evento, os participantes do curso, além de interagirem com os instrutores, fizeram também exercícios práticos. Eles aprovaram a realização do TCE/Escon: “Durante esses três dias o Tribunal de Contas nos repassou informações que certamente nos muito útil em nossas atividades no conselho”, disse João Maia, presidente do Conselho de Saúde de Porto Velho e integrante do Conselho Estadual de Saúde.

Conselheiro de Saúde do município de Mirante do Serra, João Fernandes da Silva falou da iniciativa do Tribunal de Contas de realizar a capacitação. “Acredito que a pessoa que quer ser conselheiro e exercer bem seu papel, deveria, necessariamente, participar desse curso”, disse.

Entre os técnicos municipais participantes, a opinião em relação à capacitação também foi positiva: Edgar Aparecido Ferreira, contador da Câmara de Pimenta Bueno, disse que o evento cumpriu seu papel, especialmente no repasse de orientações sobre atos relativos à gestão pública, como licitação, contratação de pessoa, aquisições governamentais. “Foi completo e muito produtivo”, disse.

Os participantes receberão certificados que estarão disponíveis no portal do TCE, na página da Escon, a partir da próxima quarta-feira (24). Qualquer outra informação ou dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail: escon@tce.ro.gov.br.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar