Notícias

Divulgado resultado de pesquisa sobre jornada de trabalho flexível no TCE

Foi divulgado o resultado da pesquisa eletrônica realizada junto aos servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO) sobre o Programa Jornada de Trabalho Flexível, desenvolvido em sintonia com o modelo de gestão de pessoas por competências em implantação na instituição, visando ainda seu possível aproveitamento no próximo Plano Estratégico da Corte, cujo horizonte será de 2016 a 2020.

A aplicação da pesquisa seguiu o princípio do processo colaborativo de construção de ações no Tribunal, estimulando o servidor a participar desse debate, uma vez que a jornada flexível, ação adotada por diversos órgãos públicos, entre os quais, o Tribunal de Contas da União (TCU), tem se consolidado como instrumento importante dentro da proposta de um ambiente de trabalho mais saudável e que privilegie o bem-estar do servidor, refletindo na melhoria do seu desempenho funcional e organizacional.

RESULTADOS

Coordenado pela Secretaria Geral de Administração e Planejamento, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas/Divisão de Benefícios Sociais e Divisão de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal, o levantamento foi realizado com formulário disponibilizado na intranet no período de 12 a 22 do último mês de junho.

No total, 60% dos servidores da Corte participaram da pesquisa, sendo que, destes, mais de 80% consideraram que a flexibilização do horário de início e término poderia tornar a jornada de trabalho mais produtiva, tendo em vista os resultados alcançados em outros órgãos, como o próprio TCU, em que o aumento da produtividade ultrapassou 30% da meta estabelecida.

Ainda de acordo com a pesquisa, a jornada de trabalho de seis horas constitui, para os consultados, fonte de atração para 78% dos servidores e de retenção para 95%.

Já 64% ainda apontaram que gostariam de usufruir de flexibilização na jornada de seis horas, possibilitando, assim, intervalo para almoço e para realização de alguma obrigação de cunho pessoal, sem aumento na carga horária semanal.

 

Veja aqui a pesquisa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo