Notícias

Semana de Informática do Ifro tem a participação do Tribunal de Contas

Alunos dos cursos de informática do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) tiveram recentemente a oportunidade de conhecer sistemas, estrutura e metodologia utilizados pela área de tecnologia da informação (TI) do Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio de apresentações tanto na sede da instituição educacional quanto na da Corte de Contas.

As atividades compuseram a programação da 2ª Semana de Informática do Ifro, que contou com a participação, de forma presencial, dos alunos das unidades de Porto Velho e Ji-Paraná e, de forma online, via ensino a distância (EaD), de estudantes dos 30 polos da escola no Estado de Rondônia.

As explanações ficaram a cargo do secretário estratégico de tecnologia da informação e comunicação do TCE-RO, Marcelo Rech, indicado pela Presidência do TCE-RO, após solicitação da direção do Ifro. As ações, que tiveram a participação de docentes do Ifro, contaram como aulas técnicas para os alunos do instituto.

SISTEMAS E METODOLOGIA

Nas apresentações, o secretário Marcelo Rech focou nos principais sistemas informáticos utilizados pelo Tribunal, entre os quais, o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap) e o Processo de Contas eletrônico (PCe).

Além de atender aspectos relativos à transparência e à acessibilidade, esses e outros sistemas utilizados permitiram à Corte de Contas rondoniense vantagens como agilidade processual, economia e sensível redução na utilização de papel.

Os estudantes do Ifro durante a visitação ao Tribunal de Contas
Os estudantes do Ifro durante a visitação ao Tribunal de Contas

Também foi repassada aos estudantes a nova metodologia usada pela TI da Corte de Contas, denominada Scrum, que agiliza a gestão e o planejamento de projetos de software. Além das explicações, os alunos que realizaram a visitação presencial à sede do TCE puderam conhecer a estrutura física e tecnológica da instituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo