Importância do Seminário Fechando as Contas para a gestão pública é destacada pelos participantes
A relevância dos temas para a melhoria da administração pública rondoniense, a capacidade e expertise dos instrutores e palestrantes e a oportunidade oferecida pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) para o esclarecimento de dúvidas foram algumas das impressões repassadas pelos participantes do Seminário Fechando as Contas, que se encerra nesta sexta-feira (11), na Ulbra, em Porto Velho.
O evento é organizado pela Escola Superior de Contas (Escon) do TCE-RO, em parceria com a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público estadual e o Ministério Público de Contas e com o apoio da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) e da Ulbra, onde estão sendo realizadas as aulas para agentes públicos (gestores e técnicos) dos 52 municípios rondonienses.
De acordo com o prefeito de Machadinho do Oeste, Mário Alves Costa (Marinho), o seminário atendeu uma demanda premente dos municípios, especialmente em temas como a folha de pagamento. “É um evento que não servirá apenas para o fechamento dos mandatos, mas a continuidade das administrações municipais, uma vez o serviço prestado à população não pode sofrer interrupção; ele é contínuo”, afirmou.
O presidente da Câmara de Urupá, Osmar Ferreira (Dário), também destacou a iniciativa do TCE-RO em repassar as orientações e informações aos gestores e servidores públicos. “Agradeço o Tribunal de Contas e seus parceiros, porque pude aprender muito neste evento”, disse, enfatizando o nível dos palestrantes e instrutores: “Todos de grande conhecimento”.
Também do município de Urupá, o técnico Marcelo dos Santos acredita que um dos grandes benefícios do seminário será a uniformização de conhecimento entre os municípios. “Todos saem ganhando com essa capacitação, e no caso dos técnicos municipais isso é muito importante para que possamos auxiliar os gestores na tomada de decisão, trazendo assim benefícios à coletividade”, acentuou.
Servidora da Controladoria Interna do município de Santa Luzia, Marilete Vilar frisou a questão do repasse de conhecimento em temáticas fundamentais para as administrações municipais. “Minha avaliação sobre o evento é extremamente positiva, haja vista que, nesses cinco dias, tivemos grande aproveitamento e aprendizado esclarecendo dúvidas e obtendo orientações sobre assuntos do dia a dia em nossa atuação nos municípios”, completou.