Notícias

Atuação pedagógica do TCE-RO é destacada no balanço do Seminário Fechando as Contas

Em reunião envolvendo a Presidência do Tribunal de Contas (TCE-RO) e representantes dos setores envolvidos diretamente na organização do Seminário Fechando as Contas – Regras e Orientações para Gestores Públicos Municipais em Fim de Mandato, foram avaliados os resultados do evento, que capacitou 847 agentes públicos, entre prefeitos, presidentes de câmaras, secretários e técnicos dos 52 municípios rondonienses.

Na oportunidade foi destacada a repercussão positiva do seminário junto aos jurisdicionados e à sociedade, bem como a mobilização de instituições relevantes visando tanto ao repasse quanto ao aprendizado de temáticas referentes à administração pública de uma forma geral.

De acordo com o conselheiro presidente Edilson de Sousa, que coordenou a reunião, o alcance do propósito do evento, que era de repassar orientações aos gestores em fim de mandato, não só foi cumprido, como ampliado, haja vista a abordagem de outros temas relativos ao setor público, como licitações, atos de pessoal, controle ambiental, receitas municipais, gestão fiscal, obras e serviços, Portal da Transparência, sistemas informatizados (Sigap, PCe).

Ele ainda destacou a parceria institucional estabelecida pelo TCE para realizar o seminário, de 7 a 11 de março, envolvendo a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público estadual e o Ministério Público de Contas e o apoio da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) e do Centro Luterano Ulbra.

PROFESSORES

O conselheiro presidente ainda ressaltou e agradeceu a dedicação demonstrada pelos professores do TCE, sob a coordenação da Escola Superior de Contas (Escon), os quais ministraram as aulas técnicas aos participantes do seminário, sublinhando ainda o engajamento de todos os setores na organização e apoio.

Além dos professores do TCE, foram realizadas também palestras com autoridades convidadas, a exemplo dos conselheiros Cezar Miola (TCE-RS) e Caldas Furtado (TCE-MA).

Sobre a continuidade das ações pedagógicas, mencionou o Plantão Pedagógico, lançado durante o Seminário Fechando as Contas e que se estenderá até 31 de dezembro deste ano.

Outra iniciativa que visa efetivar junto ao jurisdicionado a função pedagógica do TCE foi o lançamento da proposta de se realizar, no início de 2017, um evento nos moldes do Fechando as Contas para os gestores que serão eleitos no próximo pleito municipal, atendendo também os reeleitos e suas equipes. “Assim como fizemos o Seminário Fechando as Contas, poderemos, dentro dessa temática, realizar um evento Abrindo as Contas”, asseverou Edilson de Sousa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo