Dada a largada para o projeto Gestão de Pessoas por Competências no TCE
Com uma exposição detalhada dos principais tópicos e ainda a participação dos servidores por meio de comentários e questionamentos, foi dada a largada nesta quarta-feira (25), segundo palavras do próprio presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro Edilson de Sousa, ao projeto da nova política de gestão de pessoas da Corte, dentro do modelo de gestão por competências.
Realizado no auditório, o evento teve a participação de profissionais da Fundação Dom Cabral (FDC), parceira do TCE na implantação do projeto, e foi aberto pelos conselheiros Edilson de Sousa e Paulo Curi Neto – este, presidente da comissão interna formada pela Corte para o processo de implantação da gestão de pessoas por competências (GPC).
Em suas palavras, os conselheiros destacaram a ação como “o projeto da vida do Tribunal de Contas”, esclarecendo toda a preocupação e cuidado em realizá-lo, desde seu início ainda na gestão do conselheiro José Euler Potyguara, de modo isonômico, impessoal e que resultasse em uma contratação de excelência, como ocorreu em face da seleção da FDC, ranqueada recentemente entre as 11 melhores escolas de corporação educativa do mundo e a primeira colocada na América Latina.
Por parte da Dom Cabral, a gerente Juliana Azeredo e o professor Mário Woortmann, além de repassarem um histórico da entidade, incluindo ações e trabalhos realizados em outras organizações públicas e privadas no Brasil, também detalharam o projeto que será desenvolvido no TCE rondoniense, com foco na gestão por competências, gestão por desempenhos e na elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
Foi enfatizada, entre outros pontos, a importância de se alinhar a gestão de pessoas à gestão estratégica do Tribunal de Contas, envolvendo fatores críticos e fundamentais à obtenção de resultados e ao próprio sucesso do projeto, como as lideranças, motivação e mobilização dos servidores, mudança de paradigmas e adaptabilidade a questões legais e administrativas inerentes ao Tribunal.
Especificamente em relação à Gestão de Pessoas por Competências, buscaram sintonizar os participantes da reunião sobre o contexto que será envolvido, com workshops, entrevistas, pesquisas e coletas de informações junto a toda a corte, buscando a remodelagem e a modernização profunda do sistema de gestão de pessoas do TCE, em razão da intenção de se fazer o redesenho de subsistemas de gestão do desempenho e do PCCR.
Aberto espaço aos membros e servidores, foram questionados diversos pontos como carreira única; limitações legais para contratação; cargos de confiança; acessibilidade e inclusão social; produtividade e avaliação de desempenho; aposentadoria; entre outros. Também foi exposta a forma como pode se dar a participação efetiva dos servidores nas etapas do projeto.
Nesse sentido, foi apresentada a nova página eletrônica da Gestão de Pessoas por Competências (disponível aqui), que pode também ser acessada pela intranet, por meio da página da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp). Trata-se de um canal de interação e participação do servidor, por meio do qual poderão ser feitos comentários, sugestões e questionamentos diversos.
Além da página eletrônica, outro canal de informação é a própria Comissão de Gestão de Pessoas por Competências, que funciona no terceiro andar do prédio anexo, próximo ao Gabinete da Presidência.