Pular para o conteúdo
Notícias

Dada a largada para o projeto Gestão de Pessoas por Competências no TCE

Com uma exposição detalhada dos principais tópicos e ainda a participação dos servidores por meio de comentários e questionamentos, foi dada a largada nesta quarta-feira (25), segundo palavras do próprio presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro Edilson de Sousa, ao projeto da nova política de gestão de pessoas da Corte, dentro do modelo de gestão por competências.

Realizado no auditório, o evento teve a participação de profissionais da Fundação Dom Cabral (FDC), parceira do TCE na implantação do projeto, e foi aberto pelos conselheiros Edilson de Sousa e Paulo Curi Neto – este, presidente da comissão interna formada pela Corte para o processo de implantação da gestão de pessoas por competências (GPC).

Conselheiro Paulo Curi Neto, presidente da Comissão de Gestão de Pessoas por Competências
Conselheiro Paulo Curi Neto, presidente da Comissão de Gestão de Pessoas por Competências

Em suas palavras, os conselheiros destacaram a ação como “o projeto da vida do Tribunal de Contas”, esclarecendo toda a preocupação e cuidado em realizá-lo, desde seu início ainda na gestão do conselheiro José Euler Potyguara, de modo isonômico, impessoal e que resultasse em uma contratação de excelência, como ocorreu em face da seleção da FDC, ranqueada recentemente entre as 11 melhores escolas de corporação educativa do mundo e a primeira colocada na América Latina.

A gerente da FDC, Juliana Azeredo
A gerente da FDC, Juliana Azeredo

Por parte da Dom Cabral, a gerente Juliana Azeredo e o professor Mário Woortmann, além de repassarem um histórico da entidade, incluindo ações e trabalhos realizados em outras organizações públicas e privadas no Brasil, também detalharam o projeto que será desenvolvido no TCE rondoniense, com foco na gestão por competências, gestão por desempenhos e na elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Foi enfatizada, entre outros pontos, a importância de se alinhar a gestão de pessoas à gestão estratégica do Tribunal de Contas, envolvendo fatores críticos e fundamentais à obtenção de resultados e ao próprio sucesso do projeto, como as lideranças, motivação e mobilização dos servidores, mudança de paradigmas e adaptabilidade a questões legais e administrativas inerentes ao Tribunal.

O professor Mário Wortmann, da FDC
O professor Mário Wortmann, da FDC

Especificamente em relação à Gestão de Pessoas por Competências, buscaram sintonizar os participantes da reunião sobre o contexto que será envolvido, com workshops, entrevistas, pesquisas e coletas de informações junto a toda a corte, buscando a remodelagem e a modernização profunda do sistema de gestão de pessoas do TCE, em razão da intenção de se fazer o redesenho de subsistemas de gestão do desempenho e do PCCR.

Mesa com representantes do TCE-RO e da FDC respondeu questionamentos dos servidores
Mesa com representantes do TCE-RO e da FDC respondeu questionamentos dos servidores

Aberto espaço aos membros e servidores, foram questionados diversos pontos como carreira única; limitações legais para contratação; cargos de confiança; acessibilidade e inclusão social; produtividade e avaliação de desempenho; aposentadoria; entre outros. Também foi exposta a forma como pode se dar a participação efetiva dos servidores nas etapas do projeto.

Nesse sentido, foi apresentada a nova página eletrônica da Gestão de Pessoas por Competências (disponível aqui), que pode também ser acessada pela intranet, por meio da página da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp). Trata-se de um canal de interação e participação do servidor, por meio do qual poderão ser feitos comentários, sugestões e questionamentos diversos.

Página da GPC também foi apresentada nesta quarta-feira
Página da GPC também foi apresentada nesta quarta-feira

Além da página eletrônica, outro canal de informação é a própria Comissão de Gestão de Pessoas por Competências, que funciona no terceiro andar do prédio anexo, próximo ao Gabinete da Presidência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo