Pular para o conteúdo
Notícias

Gestores participam de reunião na Presidência do TCE-RO para apresentação do projeto da Fábrica de Software

A apresentação do Termo de Abertura do Projeto da Fábrica de Software, que tem por objetivo implementar a execução da atividade de desenvolvimento de sistemas no âmbito do Tribunal de Contas (TCE-RO), foi feita durante reunião na última sexta-feira (17) no gabinete da Presidência pela equipe de gestores de todos os setores envolvidos diretamente no assunto.

Durante a reunião, o conselheiro presidente Edilson de Sousa destacou que no Plano Estratégico do TCE, que teve a participação dos servidores, foram estabelecidas diretrizes de trabalho, prioridades, metas e planos de ação para o biênio 2016/20, entre as quais, consta que a terceirização por meio da Fábrica de Software é uma prioridade para a Corte, haja vista que o Tribunal, em razão da crescente demanda nas suas atividades, precisa de soluções para que os trabalhos tenham maior celeridade, sem perder qualidade.

A previsão é que esse projeto de modelo de gestão seja implantado em 12 meses, tendo o servidor papel fundamental na sua construção, por ser ele o detentor do conhecimento técnico e sabedor das suas necessidades para o desenvolvimento do trabalho, subsidiando, assim, a Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que estará acompanhando todo o processo de implantação do projeto.

COMO SERÁ

O objetivo é que com a adoção do modelo de Fábrica de Software, aumente a capacidade de entrega de sistemas em tempo coerente ao que o usuário necessita para execução de seu trabalho. Este novo modelo estrutural no âmbito do TCE-RO está sendo implementado pelo Escritório de Projetos e pela Setic, através da Divisão de Análise de Negócios em TI (Dint), sob a supervisão da Presidência.

O projeto tem como interessados, além dos setores mencionados acima, os “stakeholders” (usuários que ordenam essa demanda, ou seja, os servidores que têm o conhecimento sobre o fluxo do trabalho e sabem que tipo de sistema será apropriado para facilitar a demanda de seu setor).

Na reunião ficou definido que cada gestor indicará um líder para apresentar sua demanda, a fim de que, com o apoio da Setic, se estabeleça junto à Fábrica de Software qual o tipo de ferramenta será criada para ser implementada no sistema.

Durante a fase de execução os gestores e “stakeholders” participarão de teleconferências e reuniões presenciais visando a adequação do sistema à demanda de cada setor do TCE-RO. Todos os setores serão contemplados igualmente, estabelecendo-se a prioridade de cada um, cabendo à Presidência o ordenamento de liberação desses sistemas para atender a demanda.

Ao encerrar a reunião, o conselheiro presidente pediu a todos que se imbuíssem na concretização desse projeto, que visa a melhoria das atividades da Corte, trazendo alento para os servidores que estão sobrecarregados. Também disse que a Direção da Corte dará todo o apoio na disponibilização dos recursos necessários para atender este novo modelo de gestão.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo