Mapeamento de processos de trabalho tem resultado divulgado aos servidores do TCE
Como parte de mais uma ação do projeto Gestão de Pessoas por Competências, realizado pelo Tribunal de Contas (TCE) com o auxílio da Fundação Dom Cabral (FDC), foi divulgado na última sexta-feira (4) aos servidores o resultado do mapeamento de processos de trabalho.
A apresentação marcou o encerramento da primeira etapa da segunda fase da Gestão de Pessoas por Competências, que ocorre no âmbito TCE de modo participativo, reunindo membros, servidores, estagiários e colaboradores. Pela FDC, participaram a gerente Juliana Azeredo e os professores Sandra Klosovski e Gilberto Porto.
Na ocasião, o conselheiro presidente Edilson de Sousa citou a importância da participação dos servidores na atividade, que foca na eficiência com a adoção de instrumentos modernos de gestão e acompanhamento. “É um trabalho não só para o Tribunal de Contas, mas para o Estado de Rondônia, pois visa a modernização da gestão pública como um todo”, disse.
APRESENTAÇÕES
Foram apresentados, de modo resumido, os resultados do mapeamento dos processos de trabalho, ferramenta gerencial que visa identificar pontos de aperfeiçoamento do fluxo de atividades, como, por exemplo, complexidade na operação, redução de custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação, aprovações.
A atividade foi iniciada ainda no último mês de agosto, com a realização de entrevistas e oficinas que definiram os processos que seriam mapeados. Foram criados cinco grupos de trabalho e realizadas oficinas.
Nessa atividade foram mapeados cinco processos de trabalho: denúncia (apresentado pelo servidor Albino Lopes), documentação e protocolo (Magda Chaul), compras (Hugo Viana), capacitação e desenvolvimento (Rogério Garbin) e recrutamento e seleção (Rômina Costa).
Na apresentação, os representantes de cada grupo de trabalho, juntamente com os profissionais da FDC, repassaram os detalhes que envolveram o mapeamento, cujo objetivo principal foi aprimorar e modernizar os processos de trabalho no âmbito da Corte de Contas.