Notícias

Inscrições para o Seminário Abrindo as Contas iniciam nesta sexta-feira

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (9), as inscrições para o Seminário Abrindo as Contas – Regras e Orientações para Gestores Públicos Municipais em Início de Mandato, que o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizará nos dias 20 a 24 deste mês, visando repassar aos gestores públicos municipais empossados recentemente e suas equipes conhecimentos e informações sobre o início do mandato.

De cunho educativo, o evento, que será realizado em Porto Velho, se constitui ainda em uma oportunidade para que agentes públicos, como prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores jurídicos, procuradores, contadores, controladores internos e demais servidores, interajam com o corpo técnico da Corte e tenham acesso a esclarecimentos importantes sobre temas afetos à atuação do Tribunal de Contas e da administração pública em geral.

Nesse aspecto, o Abrindo as Contas se harmoniza com os objetivos traçados no Plano Estratégico do TCE 2016/2020, relativamente à função preventiva e pedagógica da Corte, tendo a Escola Superior de Contas como unidade indutora e fomentadora de conhecimento especializado aos órgãos jurisdicionados e contando com o apoio do Ministério Público de Contas (MPC-RO), da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver).

INSCRIÇÕES

As inscrições para o seminário são gratuitas e só podem ser feitas eletronicamente, pela internet, na página da Escola Superior de Contas (acesse aqui).

No ato da inscrição é preciso estar atento à programação do evento (confira aqui), a fim de que não haja conflito de data e horário das oficinas. É que, para melhor assimilação dos conhecimentos e ampliar a oferta de capacitação, a programação contempla várias oficinas em dias e horários distintos.

Outro ponto importante: para ampliar o número de capacitandos, a organização dividiu a maioria das oficinas em turmas, mas o conteúdo será o mesmo. Assim quem se inscreveu na turma 1 de determinada oficina deve ficar atento para não se inscrever para a turma 2 da mesma oficina, uma vez que o conteúdo é idêntico. Nesse caso, uma alternativa é se inscrever em outra oficina/turma.

PROGRAMAÇÃO

No dia 20 de março (segunda-feira), abrindo o evento, a programação será desenvolvida no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em frente à sede do TCE, em Porto Velho.

A palestra magna de abertura será ministrada pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), abordando “Os Desafios dos Novos Gestores em Tempos de Crise”.

Já à tarde segue a programação do evento com a palestra “Desafios para a Concretização dos Planos Municipais de Educação”, ministrada pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS).

No dia 21 (terça-feira) pela manhã, também no Teatro Estadual, os expositores Regina Lemos de Andrade e Edércio Marques Bento, ambos do Ministério do Planejamento, abordarão o tema “Transferência Voluntária de Recursos da União”.

A partir da tarde do dia 21 e até o dia 24 de março, serão realizadas as oficinas temáticas do Abrindo as Contas nas instalações do Centro Universitário São Lucas, situado na rua Alexandre Guimarães, nº 1.927, no bairro Areal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar