Pular para o conteúdo
Notícias

Vocação econômica dos municípios de RO é realçada durante Encontro Técnico do Profaz

Reunidos desde a última segunda-feira (28) em Ariquemes para o 1º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), os participantes tiveram nessa quarta-feira (30), entre outras atividades, debates e apresentações com foco na identificação da vocação econômico-sustentável dos municípios e das regiões do Estado.

A atividade contou com a participação do conselheiro coordenador do Profaz, Benedito Alves, juntamente com os servidores Bruno Piana e Massud Badra Neto, integrantes da equipe do Profaz no TCE-RO, e teve como convidados especiais o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), Francisco Hidalgo Farina, e o pesquisador da Embrapa, Paulo Hadad.

O conselheiro Benedito Alves, coordenador do Profaz no TCE, falou sobre pontos importantes relativos à vocação econômica de RO
O conselheiro Benedito Alves, coordenador do Profaz no TCE, falou sobre pontos importantes relativos à vocação econômica de RO

Na ocasião, o conselheiro Benedito Alves falou da necessidade de que as discussões inerentes aos eixos temáticos que compõem o Profaz envolvam também outros segmentos da sociedade. “Nesse sentido, o setor produtivo tem muito a contribuir com essa iniciativa capitaneada pelo Tribunal de Contas, uma vez que vive, na prática, o que muitos só conhecem de modo teórico”, diz.

Já o presidente da Acia, durante sua exposição, abordou algumas das cadeias produtivas que têm ganhado força no Estado nos últimos anos, notadamente no agronegócio, citando a pecuária, a piscicultura, a sojicultora e a cafeicultura como destaques. “Avançamos muito, mas ainda há bastante espaço para crescer”, disse.

Entre outros casos de sucesso, citou o cultivo da soja, que saltou de 12 mil para 350 mil hectares, com possibilidade de, nos próximos cinco anos, chegar a 3 milhões de hectares. “Isso envolve toda uma cadeia de valor, e cito o exemplo de empresas de fertilizantes que já estão se instalando no Estado visando atender essa demanda”, acentuou.

Também o pesquisador Paulo Hadad, em sua manifestação, destacou a relevância de Rondônia no cenário do agronegócio nacional, aproveitando ainda para abordar questões e pontos fundamentais visando a potencialização desse segmento produtivo.

ALTERNATIVAS

Ainda durante o grupo de trabalho, foram enfocadas outras condições e alternativas com foco no desenvolvimento econômico-sustentável dos municípios e regiões de Rondônia, entre as quais, a saída para o Oceano Pacífico, a duplicação da BR-364, a Hidrovia do Rio Madeira.

O 1º Encontro Técnico está sendo realizado nas dependências da Faculdade Faema, em Ariquemes, envolvendo mais de 200 participantes de municípios do Vale do Jamari. O evento é coordenado pela Escola Superior de Contas do TCE-RO e segue até esta sexta-feira (1º).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo