Notícias

Com tema “Viver & Realizar”, oficina de preparação para aposentadoria reúne servidores do TCE-RO

Foi realizada para os servidores do Tribunal de Contas na última quinta-feira (16), na sala de aula II da Escola Superior de Contas (Escon), oficina sob o tema “Viver & Realizar”, dentro do Subprograma de Preparação para Aposentadoria (SPA) da Corte de Contas, desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas/Divisão de Benefícios Sociais (Segesp/Dibens).

A secretária Camila deu as boas-vindas aos participantes da oficina de preparação para aposentadoria
A secretária Camila deu as boas-vindas aos participantes da oficina de preparação para aposentadoria

Em ambiente especialmente decorado e bastante descontraído, a atividade foi aberta pela secretária de Gestão de Pessoas, Camila Cristóvam, que, entre outros aspectos, citou a importância de que os servidores participem das oficinas de preparação à aposentadoria, porque são momentos de esclarecimento e informação sobre esse processo, que é natural da vida de todos os trabalhadores.

Já a chefe da Dibens, Ana Paula Pereira, apresentou o Subprograma de Preparação à Aposentadoria, informando que serão 16 oficinas a serem realizadas, uma a cada mês. A ideia, segundo ela, é reduzir o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria.

A chefe da Dibens, Ana Paula, explicou os propósitos do Subprograma de Preparação para Aposentadoria
A chefe da Dibens, Ana Paula, explicou os propósitos do Subprograma de Preparação para Aposentadoria

“É um espaço importante, porque a aposentadoria, em que pese ser algo natural, interfere no cotidiano não só do trabalhador, mas de toda a família. É também um momento esperado e cheio de expectativas, para o qual devemos estar preparados”, disse, explicando que o SPA, embora seja voltado aos servidores em processo de aposentadoria, pode ter a participação de todos os interessados em se inteirar sobre o assunto.

OFICINA

Ao longo da Oficina “Viver & Realizar”, os servidores presentes puderam participar de diversas atividades, entre as quais, exibição do vídeo temático “A Poltrona”, seguido de reflexão, tendo como facilitadora a servidora da Dibens, Juliana Oliveira, na qual foram destacados aspectos referentes ao processo de aposentadoria.

Houve ainda palestra com a atriz e servidora da Sesdec, Suely Rodrigues, que, utilizando-se da arte, falou sobre fatores importantes nessa nova etapa da vida funcional dos trabalhadores, incluindo a busca constante por novos desafios e o resgate de sonhos a serem materializados.

Ao final da oficina, os participantes ainda foram convidados a preencher um questionário, no qual buscou-se construir, através das respostas, o perfil dos servidores, assim como as atividades mais desejadas por eles quando se refere à aposentadoria. Além de auxiliar no aprimoramento do Subprograma de Aposentadoria, esse trabalho também busca ajudar o servidor a lidar com esse momento e planejar o que vai fazer depois da aposentadoria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo