Sistema SEI é apresentado aos servidores do TCE-RO
Foi realizado no auditório do Tribunal de Contas (TCE-RO), nessa segunda-feira (21), o lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para todos os servidores do TCE. Trata-se de solução tecnológica disponibilizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que visa atender objetivos da Corte no que se refere a sustentabilidade econômica e ambiental, trazendo benefícios como a virtualização de 100% dos documentos que tramitam na Corte.
Essa possibilidade foi destacada, na abertura, pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa, ao falar sobre as vantagens de utilizar o SEI. “Além de possibilitar mais agilidade, transparência e segurança nos processos de trabalho, o SEI definitivamente nos leva a dar mais um passo rumo ao papel zero nesta Corte de Contas, representando uma economia para o TCE e para os cofres públicos”, disse.
Segundo o secretário estratégico de tecnologia da informação e comunicação, Marcelo Rech, com a plataforma SEI o TCE eliminará trâmites em meio físico, resultando em celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, na valorização das decisões internas e na melhoria na gestão de recursos, além de mais organização, segurança e racionalização de sistemas.
Os servidores Francisco de Assis Júnior e Sormany Brilhante, representantes dos TCEs de Tocantins e Roraima, coirmãos e parceiros do TCE-RO no processo de implementação do sistema, expuseram tópicos sobre a experiência daqueles Tribunais na utilização do SEI. Também informaram sobre o cronograma de atividades de orientações que serão repassadas por eles em conjunto com a comissão do TCE para os demais servidores.
Além dos Tribunais de Contas de Rondônia, Tocantins e Roraima, os TCEs do Amazonas, Acre, Ceará e Rio Grande do Sul participarão da ação conjunta em parceria com o TRF4 e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) para a implementação e utilização do sistema SEI.
O QUE É
O SEI já foi disponibilizado pelo TRF4, de modo gratuito, a mais de 360 instituições públicas das esferas federal e estadual. O sistema é acessível por meio de dispositivos móveis (telefones celulares, “tablets”, entre outros), e permite ainda o compartilhamento e o histórico das informações. Assim, os dados da instituição deixam de ser privados ou do conhecimento de uma só pessoa, permitindo que cada setor documente suas rotinas de trabalho e torne possível a qualquer servidor o entendimento do funcionamento da unidade, assegurando, ainda, maior transparência.