Divulgação do aplicativo Opine aí e Ouvidoria marca participação do TCE-RO na 7ª Rondônia Rural Show
A oportunidade de divulgar os canais de comunicação do Tribunal de Contas (TCE-RO), a exemplo do aplicativo Opine aí e da Ouvidoria, para a sociedade em uma ação de grande porte, como a 7ª Rondônia Rural Show, encerrada no último sábado (26), no município de Ji-Paraná, foi destacada pela equipe da Corte de Contas que participou do evento.
Coordenada pelo conselheiro ouvidor Francisco Carvalho e composta por servidores integrantes da equipe de divulgação externa do Opine aí, foram realizadas, ao longo dos quatro dias da feira de agronegócios, inúmeras abordagens e atendimentos, levando aos participantes informações e esclarecimentos sobre os serviços e meios ofertados pelo TCE-RO para integração do cidadão.
No caso do Opine aí, o foco foi a divulgação e o estímulo aos participantes para baixarem o aplicativo e se manifestarem quanto às atividades realizadas na Rondônia Rural Show deste ano. Essa atividade contou com o apoio da organização da feira, visando subsidiar implementação de melhorias nas futuras edições do evento.
Foi citada ainda a funcionalidade do aplicativo para manifestação do cidadão sobre os serviços públicos prestados à população, procedimento que representa um avanço significativo para a melhoria da gestão pública, no que tange à participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos.
A ferramenta tecnológica – que está disponível tanto para equipamentos Android (Google Play), quanto para dispositivos iOS (App Store) – possibilita, além de manifestações binárias (se está satisfeito ou insatisfeito com o serviço ofertado), fazer ainda breve comentário sobre a prestação do serviço, assim como registrar fotos e anexá-las à manifestação.
OUVIDORIA
Quanto à Ouvidoria, as abordagens focaram nos meios disponibilizados para que o cidadão faça sua manifestação ou comunicação de atos relativos à atuação dos órgãos fiscalizados e também do próprio TCE. A atividade, inserida nos objetivos estratégicos da instituição, reforça o papel da Ouvidoria como importante canal de integração e participação da população junto ao Tribunal de Contas.
A Ouvidoria também tem, entre suas atribuições, a de recepcionar pedidos de informações através do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), em atendimento à Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).