Notícias

Servidores do TCE-RO participam de curso sobre gerenciamento de projetos

Iniciou-se na manhã desta segunda-feira (3), na sala II da Escola Superior de Contas de Contas (Escon/TCE-RO), o curso Gerenciamento de Projetos, que é voltado ao público interno do Tribunal de Contas (TCE-RO).

Organizada pela Escon, a capacitação tem duração de três dias e vai se encerrar nesta quarta-feira (5), totalizando 24 horas-aula.

A proposta é possibilitar aos participantes o conhecimento de conceitos, métodos e técnicas que levem ao entendimento da importância do planejamento e da elaboração de projetos.

INSTRUTOR

Todos os conhecimentos e informações, bem como esclarecimentos de dúvidas, estão sendo repassados pelo instrutor Ricardo Lovatel, que é formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) e gestão pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O instrutor Ricardo Lovatel repassou todos os conhecimentos e informações referentes ao tema da capacitação

Inicialmente, Lovatel fez uma breve consideração sobre gerenciamento de projetos, na qual expôs os tópicos que serão abordados durante toda a capacitação, dentre os quais, a relação do gerenciamento com as demais técnicas, as características do ciclo de vida do projeto, os sistemas organizacionais.

O instrutor aborda ainda as definições e diferenças entre os papéis dos interessados no projeto, patrocinadores, gerentes de projetos e equipe de projetos. Além disso aplicou exemplos reais sobre planos de gerenciamento, com atividades práticas e interativas, utilizando os celulares como ferramenta.

No que se refere a definição de sucesso, Lovatel citou relatório geral de 2012 do Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projeto, organizado pelo consultor Darci Prado, no qual estabelece que um projeto pode ser considerado como sucesso total, sucesso parcial ou comprometido e fracasso.

Ao final do curso, a Escon/TCE-RO emitirá certificados para aqueles que cumprirem efetivamente a carga horária da capacitação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo