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Ouvidoria/TCE repassa expertise durante treinamento para gestores e servidores de ouvidorias do Estado

Com o objetivo de compartilhar e repassar experiências e expertises da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Rondônia para gestores e servidores das ouvidorias de unidades da administração estadual, foi realizado nessa quarta (20) e quinta-feira (21), no período da tarde, na sala de aula da Escola Superior de Contas do TCE, em Porto Velho, um treinamento por solicitação da Ouvidoria Geral do Estado (OGE-RO).

A abertura da capacitação foi feita pela chefe de gabinete da Ouvidoria/TCE, Fátima Fernandes, que, ao saudar os presentes em nome da Presidência do Tribunal, falou da satisfação da instituição em poder contribuir com a Ouvidoria Geral do Estado, repassando conhecimentos apreendidos ao longo dos mais de 12 anos de existência da Ouvidoria no Tribunal.

Nesse aspecto, mencionou o papel pedagógico do Tribunal de Contas, na orientação aos órgãos jurisdicionados, destacando a importância da atuação da Ouvidoria como canal para fomentar as manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo, dessa forma, as ferramentas de transparência.

O ouvidor geral do Estado, coronel Rodrigues, agradeceu ao TCE pelo repasse dos conhecimentos e orientações na área de Ouvidoria

Presente à capacitação, o ouvidor geral do Estado, coronel BM Silvio Rodrigues, lembrou que o pedido de capacitação feito ainda em janeiro, em visita ao conselheiro ouvidor Francisco Carvalho da Silva, se deu pela experiência e idoneidade do Tribunal de Contas em sua atuação no Estado de Rondônia.

“A ideia é buscarmos o aprimoramento e o alinhamento dos ouvidores e profissionais que atuam na área. E é isso que o Tribunal de Contas está, muito gentilmente, propiciando para nós”, declarou, explicando que o treinamento é uma das medidas para reforçar o canal de comunicação entre a OGE e o cidadão, assim como com mais de 55 mil servidores da administração estadual.

A CAPACITAÇÃO

Ministrada pelos assessores da Ouvidoria do TCE, Ana Lúcia da Silva e Felipe Lima Guimarães, a capacitação foi realizada de modo prático, com esclarecimentos e interação entre os participantes. Foram trabalhados temas relativos a procedimentos, processamento de demandas e demais atividades inerentes à ouvidoria, bem como técnicas de atendimento ao público.

Segundo os instrutores, nenhum atendimento feito à Ouvidoria do TCE-RO fica sem resposta. Todos os atos gerados, a partir do atendimento até a solução do caso, são informados ao autor da demanda, em linguagem de fácil compreensão.

Ainda foi enfocada a divulgação dos canais de comunicação e o gerenciamento e gestão das informações. Por fim, foram demonstrados sistemas atualmente utilizados na Ouvidoria/TCE-RO, entre os quais, o aplicativo Opine aí, lançado em 2018 e que visa, primordialmente, possibilitar ao cidadão manifestar-se a respeito da qualidade na prestação dos serviços públicos em Rondônia.

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