Notícias

Aposentadoria especial é tema de curso do TCE/Escon para jurisdicionados

Com a participação de gestores e servidores públicos, foi realizado, no auditório do Tribunal de Contas, o curso Aposentadoria Especial, sob a coordenação da Escola Superior de Contas (Escon), unidade de educação corporativa do TCE-RO.

Com um total de oito horas-aula, a capacitação foi realizada na semana passada, mais precisamente nos dias 15 e 16, no período da tarde. Todos os conhecimentos, informações e orientações sobre o assunto foram repassados pela instrutora Rosimar Francelino Maciel, que é auditora de controle externo do TCE-RO.

Entre outros aspectos, a instrutora falou sobre a competência do Tribunal de Contas para registro de atos de pessoal; a definição de aposentadoria especial, à luz da Constituição Federal; a aposentadoria especial no que se refere às pessoas com deficiência.

Também foram enfocados: abono de permanência; atividades de risco; aposentadoria especial de policial civil; reserva/reforma de policial militar; condições nocivas à saúde; entre outros. Ao final, foi ainda repassada como ocorre a instrução processual de processos dessa natureza no âmbito do TCE-RO.

Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária do curso receberão certificados expedidos pela Escola Superior de Contas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo