Notícias

Eventos nacionais ligados à educação, Projeto Integrar e II Sined têm a participação da equipe do TCE-RO

A equipe do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) que trabalha diretamente no Projeto Integrar – ação desenvolvida com o suporte técnico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceria com 10 Tribunais de Contas brasileiros – participa, nesta semana, de eventos no Rio Grande do Sul ligados especificamente à área de educação.

O primeiro foi uma reunião técnica realizada na sede do TCE gaúcho, com representantes dos TCs partícipes do Projeto Integrar, cuja proposta foi a melhoria da atuação do sistema de controle externo brasileiro por meio de uma estratégia sistematizada e coordenada para seleção de auditorias com base em evidências, que contribuirá para o aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão na área da educação.

Durante o evento, representantes da OCDE e dos TCs debateram questões relativas à melhoria dos serviços públicos prestados na área da educação

Aberto na última segunda-feira (22), o evento encerrou-se nessa quarta-feira (24). Do TCE-RO, participaram o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, coordenador do projeto no âmbito da Corte de Contas, e os auditores de controle externo João Dias de Sousa Neto, Renata Marques Ferreira, Adrissa Maia Campelo e Laiana Freire Neves de Aguiar.

A reunião técnica contou ainda com representantes da OCDE, do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos TCs dos Estados do Acre, Bahia (TCE e TCM), Ceará, Minas Gerais, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Sul.

II SINED

Já nesta quinta-feira (25) foi aberto o II Simpósio Nacional de Educação (Sined), uma iniciativa do Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

A mesa de abertura contou com representantes das instituições realizadoras e parceiras. Na oportunidade, a equipe do TCE rondoniense participa, juntamente com especialistas, da discussão e mapeamento de possíveis soluções para os problemas de educação no país.

Ainda nesta quinta-feira haverá três painéis que abordarão os cinco anos do Plano Nacional de Educação (PNE), a importância do planejamento em educação e os desafios da governança multinível no Brasil.

Foi destacado, ainda, na abertura do II Simpósio Nacional de Educação que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes do país estão fora da escola, o que, segundo os representantes dos TCs, demanda uma união de esforços a fim de mudar essa realidade.

A programação conta também com oficinas, como a ministrada pelo jornalista Antônio Gois, colunista de educação do Jornal “O Globo”. Com o tema Financiamento: os desafios do fim do Fundeb, a oficina é mediada pela jornalista Ângela Chagas. Também será feita apresentação de experiências exitosas de gestão e de ações desenvolvidas no âmbito dos TCs brasileiros.

O II Sined, que se encerra nesta sexta-feira, tem como público, além dos Tribunais de Contas, gestores públicos, parlamentares, controladores, pesquisadores, professores, técnicos educacionais, alunos de graduação e pós-graduação e representantes dos Conselhos de Educação e do Ministério Público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo