TCE-RO

TCE retoma TCEndo Cidadania e anuncia que aplicativo Opine aí vai avaliar qualidade dos serviços prestados pelas escolas de RO

Histórias em Destaque
  • Conhecimento é poder
  • O Futuro do possível
  • Hibs e os fãs do Ross County na final
  • Dica do dia: Aquele homem de novo
  • Hibs e os fãs do Ross County na final
  • Atenção perigo de falta de corte

O Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas e da Ouvidoria, realizou na última terça-feira (13), no auditório do Colégio Tiradentes, em Porto Velho, o lançamento da versão 2019 do Programa TCEndo Cidadania, composta por palestras e divulgação de informações sobre o TCE-RO e a fiscalização dos gastos públicos para a comunidade escolar e a sociedade em geral.

O ponto alto da cerimônia foi o anúncio, pelo Tribunal de Contas e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de uma parceria visando a utilização do aplicativo Opine aí – ferramenta lançada em 2018 pelo TCE rondoniense –, a fim de que estudantes, pais e demais integrantes da comunidade possam se manifestar a respeito da qualidade dos serviços prestados nas escolas públicas de todo o Estado de Rondônia.

A mesa de trabalhos contou com a presença do diretor-geral da Escola Superior de Contas do TCE-RO, professor Raimundo Oliveira Filho; do secretário de Educação, Suamy Lacerda; da coordenadora regional de Educação de Porto Velho, Paula Benarrosh; e do diretor do Colégio Tiradentes Rondônia, capitão PM Jeferson Pires.

IMPORTÂNCIA

Abrindo os trabalhos, o diretor geral da Escon, Raimundo Oliveira, falou da importância do Programa TCEndo Cidadania, que será efetivado neste segundo semestre em escolas públicas de todo o Estado. “É o Tribunal de Contas exercendo seu papel educativo-pedagógico e oferecendo esse programa que visa a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania desde a mais tenra idade, para que alcancemos a desejada melhoria dos serviços públicos prestados para nossa população”, afirmou.

Entre as atividades que marcarão a retomada do TCEndo Cidadania, destacou a utilização de duas ferramentas tecnológicas lançadas pelo TCE-RO, o aplicativo Opine aí e o portal Tô no Controle (disponíveis aqui), a fim de oportunizar manifestações da comunidade sobre a gestão escolar em Rondônia. “Queremos agradecer à Seduc por essa parceria, que certamente muito contribuirá para ampliar, ainda mais, a qualidade da gestão e, por consequência, dos serviços prestados em nossas escolas”, completou.

Já o secretário Suamy Lacerda citou o novo momento vivido na educação, ressaltando o apoio oferecido pelo TCE-RO. “A proposta do Tribunal de Contas nos interessou logo de início, pois acreditamos na possibilidade de melhoria, e da necessidade que temos de aprimorar a gestão de nossas escolas”, disse o secretário, conclamando todos os diretores de escolas a abraçarem o Programa TCEndo Cidadania e as ferramentas de TI que serão utilizadas.

Servidores da Ouvidoria do TCE explicaram como será o cronograma de trabalhos do programa

A titular da CRE de Porto Velho, Paula Benarrosh, e o diretor do Colégio Tiradentes, capitão Pires, em suas falas, incentivaram os estudantes a se engajarem na ação de avaliação da gestão das escolas, por meio do aplicativo Opine aí, destacando a importância de que isso seja feito com responsabilidade e coerência, tendo como objetivo sempre o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade escolar.

Antes do encerramento, houve ainda a apresentação de vídeo institucional do TCE-RO, assim como uma breve explicação, feita por servidores da Ouvidoria do Tribunal de Contas, sobre o cronograma de trabalho do TCEndo Cidadania neste segundo semestre.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo